FacebookRSS feed

Agrotec

Enoturismo cinegético: Real Companhia Velha organiza montaria na Quinta das Carvalhas

  • Turismo de caça num contexto de conservação e sustentabilidade da vida silvestre

A Real Companhia Velha (RCV) volta a organizar uma montaria ao javali na sua emblemática Quinta das Carvalhas, situada junto ao Pinhão, no Douro. É já no Sábado, dia 12 de Janeiro, estando o ponto de encontro marcado para as 09h00 na Wine Shop da propriedade. Esta actividade enquadra-se na política de sustentabilidade e biodiversidade da RCV, uma vez que prática de enoturismo cinegético acontece num contexto de conservação da vida silvestre. Fala-se em enoturismo na medida em que a componente vínica está intimamente ligada às práticas de turismo desenvolvidas pela Companhia.

A aposta no enoturismo cinegético na Quinta das Carvalhas remete-nos para o ano de 1994, data em a Companhia obteve aprovação para a criação de uma Zona de Caça Turística. Ao longo destes anos têm-se realizado não só montarias ao javali (desde 1995), mas também caçadas aos coelhos e a tordos. Com a associação da caça ao turismo foram adquiridos muitos benefícios ambientais, havendo uma diminuição dos impactes nos ecossistemas. Integrado numa lógica de turismo sustentável e ordenado, esta actividade permitiu um maior proveito e controlo dos recursos locais bem como a revalorização e conservação da fauna e flora.

Os participantes podem desfrutar de outras actividades relacionadas com a natureza, como a observação e fotografia de fauna e flora, amplamente presentes na Quinta das Carvalhas.

As inscrições estão limitadas a um número máximo de 65 portas (um caçador por porta) e podem ser feitas através dos contactos telefónicos 254 738 050 e 96 707 61 61 ou do e-mail turismorealcompanhiavelha@gmail.com. Têm um custo de € 75,00 por porta/caçador e de € 35,00 por cada acompanhante, valores estes que incluem o típico taco (pequeno-almoço) e um almoço na Casa Redonda, situada no topo da Quinta das Carvalhas, harmonizado com uma selecção de vinhos do Douro e Porto da Real Companhia Velha.