FacebookRSS feed

Agrotec

Empresas de frutas e legumes portugueses procuram negócios com valor acrescentado em Berlim

A Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes, Flores e Plantas Ornamentais, vai divulgar a produção nacional em Berlim, entre hoje, 7 de fevereiro, e sexta-feira, 9 de fevereiro, na Fruit Logistica. A presença na feira internacional, que espera 63 mil visitantes de 140 países, é uma das estratégias de promoção da Portugal Fresh para aumentar a visibilidade das empresas portuguesas nos mercados externos e impulsionar as exportações.

No total, 25 entidades do setor alimentar nacional garantiram um lugar no stand da Portugal Fresh. Destas, 14 são empresas produtoras e exportadoras de frutas e legumes, que levam já a agenda preenchida com reuniões com atuais clientes para reforço de parcerias, e potenciais compradores de várias geografias mundiais.

O grande objetivo da associação é reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais, valorizar a produção e atingir os 2500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030. A promoção internacional feita de forma conjunta e estruturada nos últimos 10 anos tem dado um impulso às exportações portuguesas deste sector. Entre janeiro e novembro de 2023 (últimos dados disponíveis), as vendas internacionais ultrapassaram os 2100 milhões de euros. Já em quantidade, as exportações diminuíram cerca de 5%, reflexo também da queda de produção em algumas culturas devido à seca.

A Alemanha é o 4º principal mercado das exportações portuguesas de frutas, legumes e flores, lugar que se mantém estável nos últimos anos. Espanha é o principal comprador, seguido de França e dos Países Baixos. A União Europeia absorve 80% do valor exportado.

Solidariedade com protestos dos agricultores

“A agricultura portuguesa é dinâmica, inovadora e altamente profissional e é isso que vamos mostrar em Berlim. Queremos comprovar o valor acrescentado dos nossos produtos, iniciativa que tem ainda mais peso quando assistimos aos protestos dos agricultores em Portugal e na Europa. A grande preocupação do sector das frutas, legumes, plantas ornamentais e flores é a garantia do livre comércio na União Europeia, pois exportamos 55% do valor que produzimos e 80% do valor é exportado para a União Europeia. Os principais mercados são Espanha, França, Países Baixos, Alemanha e Reino Unido”, afirma Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

“Os agricultores estão preocupados com os consumidores, que cada vez mais procuram os nossos produtos para conseguirem ter uma alimentação equilibrada e saudável. Mas a segurança alimentar na União Europeia está em causa devido às ambições desmedidas previstas no European Green Deal e na estratégia Farm to Fork, que vão originar um decréscimo de produção na UE e um aumento das importações de alimentos de países terceiros”, acrescenta, lembrando que a UE é apenas responsável por 6,4% das emissões a nível mundial.

A Portugal Fresh tem em curso um Projeto Conjunto de Internacionalização que, até 2025, prevê a realização de missões empresariais e ações de prospeção em quatro novos mercados, a participação em seis feiras internacionais, e iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do setor. Apoiado pelo Portugal 2030 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, o projeto prevê um investimento global de 1.561.663,52€ euros, financiado em 48,8% pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.