FacebookRSS feed

Agrotec

Em 2017 será lançada uma Plataforma comunitária de bem estar animal

Durante a presidência de Malta da União Europeia (UE), no primeiro semestre de 2017, será lançada uma nova Plataforma de Bem estar animal, adiantou a Comissão Europeia no Conselho de Ministros da Agricultura.

Em fevereiro, sob a presidência holandesa, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Holanda propuseram o estabelecimento desta Plataforma, com o objetivo de criar um espaço comum que facilite o intercâmbio de experiências e de boas práticas de bem estar animal, em especial, no que diz respeito ao cumprimento da legislação em vigor na UE.

Em maio passado, a Comissão Europeia (CE) afirmou que o modelo da mesma ainda não estava bem definido, mas em qualquer caso, trata-se de um fórum de debate não legislativo.

A criação da Plataforma surgiu anteriormente. Em dezembro de 2014,os Países Baixos Alemanha e Dinamarca assinaram uma declaração conjunta solicitando à CE o seu estabelecimento. Esta proposta teve o apoio de vários países durante o Conselho de dezembro de 2014.

Posteriormente, na conferência sobre o bem estar dos porcos celebrada em Copenhaga nos dias 29 e 30 de abril de 2015, o tema votou a incidir no lançamento da referida plataforma.

Fonte: Agrodigital