FacebookRSS feed

Agrotec

EFSA e Agência Europeia dos Produtos Químicos iniciaram consultas paralelas sobre as avaliações científicas iniciais do glifosato

A EFSA e a Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) iniciaram consultas paralelas sobre as avaliações científicas iniciais do glifosato. As consultas terão a duração de 60 dias e todas as partes interessadas são incentivadas a contribuir.

Nas consultas paralelas, a EFSA irá recolher feedback sobre o relatório de avaliação da renovação do glifosato. A consulta da ECHA é sobre o relatório harmonizado de classificação e rotulagem.

O glifosato tem atualmente uma classificação harmonizada como causador de lesões oculares graves e como tóxico para a vida aquática com efeitos de longa duração, antes e após a avaliação da ECHA em 2017. A classificação para mutagenicidade em células germinativas, carcinogenicidade ou toxicidade reprodutiva não foi considerada como garantido. A avaliação científica inicial do AGG não recomenda uma mudança na classificação existente.

A EFSA terá em consideração o resultado do parecer da ECHA sobre a classificação do glifosato na sua revisão pelos pares e espera-se que conclua o seu trabalho no segundo semestre de 2022. A Comissão Europeia, juntamente com os gestores de risco dos 27 Estados-Membros da UE, irá então decidir se renova a aprovação do glifosato para uso na UE.

Para participar da consulta da EFSA, aceda ao link até 22 de novembro.