FacebookRSS feed

Agrotec

EFSA: Carne de cavalo na cadeia alimentar da UE

A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA na sigla inglesa) fez publicar no seu site uma nota em que diz estar ao corrente da contaminação de certos produtos de carne bovina com carne de cavalo na cadeia alimentar na UE. A fonte desta contaminação está actualmente a ser investigada pelos gestores de risco em toda a Europa, que pediram testes extensivos.

Esclarece também a EFSA que, no sistema europeu de segurança alimentar, o seu papel é fornecer pareceres científicos aos gestores de risco, no que se refere aos alimentos e à segurança alimentar. A contaminação de carne bovina com carne de cavalo levanta questões de rotulagem, de qualidade dos alimentos e de rastreabilidade na cadeia alimentar na UE. Embora não haja nenhuma evidência até agora de um problema de segurança alimentar, a este respeito, a EFSA está pronta a prestar apoio científico à Comissão Europeia e/ou aos Estados-Membros, se necessário, refere a mesma nota.

No sistema europeu de segurança alimentar, a avaliação de risco é realizada separadamente da gestão de risco. A Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e os Estados-Membros são os principais gestores de risco no sistema da UE. Eles são responsáveis por determinar a política da UE e a tomada de decisão para gerir os riscos associados à cadeia de alimentar, como a introdução de carne de cavalo na cadeia alimentar.

Via Agroportal