FacebookRSS feed

Agrotec

EDIA disponibiliza nova cobertura de ortofotomapas para o Alqueva

A EDIA disponibiliza ortofotomapas de 2017 de toda a área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, na sequência de uma nova cobertura aérea efetuada em outubro passado.

edia

Trata-se de um conjunto de 382 novos ortofotomapas, produzidos internamente pelo Centro de Cartografia da EDIA, que vêm atualizar a aplicação de Dados Geográficos de Alqueva, disponível no site desta empresa, desde 2015, como contributo para a promoção do desenvolvimento económico e social do espaço Alqueva.

A aplicação de Dados Geográficos de Alqueva, que disponibiliza de forma gratuita ortofotomapas e altimetria, é hoje uma ferramenta importante na gestão de explorações agrícolas, em avaliações prediais e no planeamento do território, entre outras aplicações.

Estes novos ortofotomapas envolvem as bandas RGB (composição vermelho, verde a azul), vulgarmente conhecido como fotografia aérea e NIR (Infravermelho próximo) com uma resolução de 35 cm no terreno. As imagens com banda de infravermelho próximo permitem detetar facilmente áreas com vegetação, representadas pela cor vermelha, que será mais intensa consoante o bom estado nutricional, a anatomia das folhas, o teor de água, o estado fenológico e o vigor vegetativo das culturas.

Estes dados podem ser redistribuídos e usados desde que cumpram determinados requisitos, entre eles a informação sobre a sua origem e propriedade e sobre eventuais alterações que tenham sido efetuadas.

Os Dados Geográficos de Alqueva podem ser descarregados no site da EDIA aqui.