FacebookRSS feed

Agrotec

DXAS irá fornecer aconselhamento agrícola através de IA e serviços de controlo automático de irrigação gota-a-gota por pulsos

A DXAS Agricultural Technology, uma joint venture entre a Kagome Co., Ltd. e a NEC Corporation, irá melhorar a plataforma TIC para a agricultura da NEC, CropScope, com a adição de recomendações de gestão agrícola através de IA e uma função de controlo automático da irrigação gota-a-gota por pulsos (*).

Espera-se que as novas funções da plataforma estejam disponíveis a partir de abril de 2023. Isso contribuirá para uma agricultura sustentável em todo o mundo, ao promover ainda mais a agricultura amiga do ambiente e rentável, ao mesmo tempo que aborda as questões da escassez de água nos locais de cultivo.

Os produtores agrícolas têm enfrentado condições desafiantes nos últimos anos devido aos efeitos do aquecimento global, das alterações climáticas, e do aumento dos preços dos materiais agrícolas.

Em particular, as secas que ocorreram em várias partes do mundo nos últimos anos prejudicaram gravemente as culturas agrícolas, e as medidas para evitar a escassez de água tornaram-se uma questão urgente na concretização de uma agricultura sustentável.

Convencionalmente, a irrigação gota-a-gota por pulsos é geralmente conhecida como um método de cultivo que mantém um ótimo teor de água no solo e reduz o consumo de água. Contudo, este método de cultivo não tem sido amplamente utilizado porque é difícil determinar a quantidade ideal de água, que pode mudar constantemente, a implementação do método pelos produtores que gerem grandes e múltiplos campos é complicada, e requer uma grande carga de trabalho.

A fim de resolver estas dificuldades, a Kagome e a NEC realizaram este ano testes de demonstração em Portugal, utilizando recomendações agrícolas por IA fornecidas pelo CropScope, para irrigação e fertilização, a fim de implementar a automatização da irrigação gota-a-gota por pulsos. Como resultado, conseguiram aumentar a produção em cerca de 20%, com cerca de 15% menos irrigação quando comparado com um campo que não utilizava o CropScope.

Com base nos resultados dos testes de demonstração, a DXAS irá acelerar o apoio à agricultura, promovendo a introdução e difusão dos novos serviços no mercado global do tomate, principalmente na Europa, nas Américas e na Austrália.

(*) Um método de cultivo em que a quantidade de água e fertilizante requerida por uma cultura é dada em pequenas porções múltiplas vezes, de modo a manter no solo o teor ideal de humidade para a cultura.