FacebookRSS feed

Agrotec

Projeto DesAgro 4.0 desenvolve atividades até junho de 2022

O consórcio do Projeto DesAgro 4.0, constituído pela DOLMEN, RUDE, UTAD e IPCB, viu recentemente aprovado pela autoridade de gestão - COMPETE - um pedido de prorrogação do prazo de fim do projeto. Assim, até 30 de junho de 2022, serão desenvolvidas diversas iniciativas de disseminação e reflexão sobre os resultados de investigação realizados até ao momento.

Aqui inserem-se sessões de apresentação de resultados de visitas internacionais a tecnologias dos setores transformadores; sessões de apresentação dos dossiês de inovação do modelo técnico-económico e dois congressos nacionais de IoT (Internet of Things) aplicada ao setor agroalimentar e agroindustrial.

Recorde-se que o DesAgro 4.0 desenvolveu nos últimos dois anos um trabalho de investigação-ação aprofundado, relacionado com as tecnologias baseadas em IoT vocacionadas para os setores mais representativos das fileiras agroalimentar e agroindustrial do Douro Verde e da Cova da Beira.

Neste contexto, desenvolveram-se diversos instrumentos científicos que resultaram de uma análise, por um lado, das características de diversas tecnologias existentes a nível internacional e, por outro, das especificidades da sua utilização pelos sistemas produtivos dos territórios de intervenção.

O projeto disponibiliza, através da sua plataforma, um conjunto alargado de produtos de investigação que permitem mapear inovações tecnológicas dos setores agroalimentar e agroindustrial; caracterizar o atual modelo técnico-económico dos setores agroalimentar e agroindustrial do Douro Verde e Cova da Beira; aceder a um diretório de tecnologias de precisão e baseadas em IoT que resultou de visitas nacionais e internacionais a fornecedores e utilizadores dessas tecnologias e, em breve, aceder a dossiês de inovação do modelo técnico-económico dos setores alvo do projeto (caprinicultura, ovinicultura, cereja, vinha, entrepostos frutícolas, adegas, fumeiro e queijarias).

O projeto DesAgro 4.0 enquadra-se nos Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Qualificação e é cofinanciado pelo Compete 2020. 

Saiba mais aqui.

Informação da Dolmen.

Fonte: Federação Minha Terra