FacebookRSS feed

Agrotec

Do agroalimentar à biomédica: Estratégias inovadoras e sustentáveis em debate hoje na Católica

As tecnologias emergentes em produtos biológicos inovadores é o tema do Innovation Day deste ano. Um evento anual organizado pela Escola Superior de Biotecnologia que reúne académicos, investigadores e profissionais de organizações públicas e privadas, a nível nacional e internacional. Este ano o Innovation Day realiza-se hoje, entre as 9h00 e as 13h00, e o enfoque são as novas tecnologias de apoio a setores que se cruzam e complementam, desde a agricultura, ao processamento alimentar, à economia circular até à biomédica.

As necessidades do consumidor estão em mudança e torna-se inevitável que a indústria responda a esses desafios como uma oportunidade e, eventualmente, cresça com elas. Nos últimos anos, a indústria agroalimentar tem um maior valor de mercado, mas também crescentes desafios, nomeadamente um crescente impacto no ambiente ligado à necessidade de uma crescente produtividade associada a um aumento da população. Esta situação preocupante levou ao desenvolvimento de várias tecnologias verdes e sustentáveis ao longo dos anos, que podem reduzir o consumo de energia, reduzir o impacto negativo sobre o ambiente e os produtos, promover com frequência aumentos de produtividade, respondendo assim às necessidades e preocupações das empresas, consumidor e do planeta.

“Nesta edição o Innovation Day procura ser uma montra do que de melhor se faz em termos de tecnologias verdes e sustentáveis aplicadas ao sistema alimentar e a áreas fronteira que permitem reduzir o consumo de recursos, mas também pretende impulsionar novos eixos de investigação com impacto em conjunto com as organizações presentes,” salienta Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. “Esta é uma iniciativa anual que, em paralelo, dá uma oportunidade única aos nossos estudantes para conhecer e explorar sinergias entre diferentes setores” conclui.

Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Universidade Católica Portuguesa, explica “é para nós muito importante, enquanto centro de investigação, e em estreita articulação com a Escola Superior de Biotecnologia, fomentar o debate dos avanços de I&D e inovação em resposta às necessidades e dar a conhecer o que de melhor se está a fazer na indústria agroalimentar e biomédica, seja pelos investigadores, seja pelos profissionais das organizações públicas e privadas.”

Durante a manhã serão apresentados, entre outros temas, o exemplo do “PHENOME-EMPHASIS: building a French Plant Phenomic Infrastructure,” desenvolvido pelo INRAE - Instituto Francês de Investigação em Agricultura, Alimentação e Ambiente, e “Increasing Sustainability - Valorizing Side Streams by Cavitation Enhanced Extraction” pela empresa austríaca ANDRITZ. A manhã termina com uma mesa-redonda sobre desafios e oportunidades no sector agroalimentar que contará com a presença de Deolinda Silva (Executive Director Portugal Foods); Amândio Santos (Executive Director GRUPO PRIMOR); José Ventura (Medical Device Unit Project Manager, Artur Salgado, S.A.) e António Jorge Tavares (President & Managing Director, PERFINOX - Indústria Metalúrgica, S.A.).

Para mais informações consulte aqui.