FacebookRSS feed

Agrotec

Disponível gravação e informação do Webinar “Financiamento de Floresta Autóctone”

No passado dia 24 de fevereiro, decorreu o segundo Webinar do projeto ForestWatch dedicado ao tema “Financiamento de Floresta Autóctone”, co-promovido pelo Centro PINUS e pela ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável).

O evento arrancou com Susana Carneiro e Pedro Teixeira, do Centro PINUS, a apresentarem os mais recentes dados de investimento relativos às medidas que apoiam ações de gestão florestal no PDR2020, destacando as evidências de que os pequenos produtores se encontram excluídos, como o facto de apenas 5% da candidaturas contratualizadas preverem um investimento inferior a 3000 euros.

O orador da ZERO, Nuno Forner apresentou o futuro PEPAC  expondo as poucas diferenças que existem em relação ao atual PDR2020, o que antevê a manutenção da situação actual.

Na sua comunicação “Cobertura territorial da PAC”, Miguel Viegas revelou dados inéditos de um trabalho conjunto com Francisco Cordovil, que mostram como, ao longo dos anos, as regiões que concentram a maior área florestal do norte e centro não só são excluídas das verbas provenientes da Política Agrícola Comum, como são as que são mais afetadas pelos incêndios.

Por último, Rui Rosmaninho, Diretor do Departamento de Gestão de Áreas Florestais Públicas do ICNF, apresentou o investimento que o ICNF tem realizado nas áreas sob gestão daquele organismo e as prioridades de gestão florestal de que são exemplos a intervenção em 4384 ha de regeneração natural entre 2022 e 2025 ou a arborização e rearborização de 3 326 ha entre 2018 e 2022.  

O webinar contou com 408 participantes, entre os quais representantes de empresas, organizações de produtores florestais, organismos da administração pública central e local,  canais de comunicação sectoriais e Instituições de Ensino Superior e Entidades de I&D, entre outros.

Para os que não tiveram oportunidade de participar, ou quiserem rever, a gravação encontra-se disponível aqui no canal de Youtube do Centro PINUS e ficará também disponível no Youtube da ZERO.

Pode fazer download das apresentações disponibilizadas pelos oradores a partir do site do Centro PINUS.

Fonte: Comunicado de Imprensa Centro PINUS