FacebookLinkedin

Agrotec

Dinamarca investirá mais de Mil Milhões de Euros no Setor Agrícola

O governo dinamarquês vai criar um fundo de dez mil milhões de coroas (mil e trezentos milhões de euros) para ajudar o setor agrícola, que se encontra em dificuldades.

Já foram alocados 2 mil milhões de coroas para a criação do Dansk Landbrugskapital (fundo de capital para a agricultura dinamarquesa), que espera angariar mais 8 mil milhões de coroas de investidores privados. Segundo o Ministro da Economia e Desenvolvimento, Henrik Sass Larsen, uma grande percentagem de agricultores dinamarqueses estão com graves dificuldades de tesouraria e podem vir a encerrar atividade.

Assegurar fontes de financiamento mais seguros de base às explorações agrícolas, para que estas possam investir, sobretudo no setor pecuário, é um dos objetivos da iniciativa.

Ao todo, os agricultores têm uma dívida de 350 mil milhões de coroas dinamarquesas. O governo já tem um acordo de princípio para apoiar os agricultores, estando, por exemplo, previsto o apoio monetário para implementação de normas nas explorações pecuárias, que possam ser mais rigorosas do que as normas de Bruxelas.

Recorde-se que as exportações de produtos alimentares correspondem a 25% das exportações totais da Dinamarca.

Fonte: Agronegocios.eu