FacebookRSS feed

Agrotec

Dificuldades de escoamento prolongam colheita da batata

Segundo o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas relativo ao mês de outubro do Instituto Nacional de Estatística (INE), a colheita da batata ainda decorre em algumas regiões.

Batata

O prolongamento desta operação deveu-se essencialmente aos baixos preços da batata no produtor que, apesar de alguma recuperação em setembro, continuam inferiores aos praticados no período homólogo (-38% em julho; -21% em agosto; -8% em setembro).

Perante este cenário, os produtores que não possuem estruturas de armazenamento nem estão associados a organizações com cadeias de escoamento, optam por estender o período em que as batatas continuam no campo, mesmo correndo o risco de depreciação qualitativa. Prevê-se a manutenção da produção face a 2019, 5% acima da média do último quinquénio.

De referir que, no geral, a qualidade dos tubérculos é boa. Pontualmente, devido à incidência de focos de míldio não controlados ou ataques de traça (Phthorimaea operculella Zeller), observam-se colheitas com menor qualidade ou com menor capacidade de armazenamento.

Tomate para a indústria com campanha regular

A colheita do tomate para a indústria continuou a decorrer sem constrangimentos, estimando-se que deverá ficar concluída no início de outubro. A produção está a chegar às indústrias de transformação em bom estado sanitário e com qualidade em termos de cor (teores adequados de licopenos) e graus Brix.

Prevê-se uma diminuição da produção de 10%, face à campanha anterior, em consequência da diminuição da produtividade média para valores próximos das 90 toneladas por hectare (97,5 toneladas por hectare em 2019, a campanha com maior rendimento unitário desde que existem registos sistemáticos).