FacebookRSS feed

Agrotec

Dia europeu de ação do Pacto Climático acontece a 29 de junho em todos os países da Europa

O evento que pretende assinalar o Dia do Pacto Europeu para o Clima terá lugar no dia 29 de junho de 2021, das 10h30 às 12h00, em Portugal, com a presença de António Vicente, Pedro Oliveira, Cláudia Domingues, Eunice, Sofia Grilo, Ana Raquel Sousa, Bruno Lisboa/João Kraeski e Maria das Dores Meira. Através desta iniciativa será possível conhecer como o Pacto Europeu para o Clima está a ajudar as pessoas em toda a Europa a agir em nome do nosso planeta e a mudar o nosso futuro.

clima

Pouco antes do evento do Pacto Europeu para o Clima em Portugal, será possível aceder ao evento internacional da Comissão Europeia em formato online, das 8:15 às 10:00, com o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans, sobre a importância da ação climática seja por parte dos cidadãos como das organizações e da UE.

O Pacto Europeu para o Clima encoraja todos a agir. Trata-se de um movimento de pessoas unidas em torno de uma causa comum, cada uma tomando medidas nos seus próprios mundos para construir uma Europa mais sustentável para todos. As organizações e os indivíduos podem assumir compromissos de ação climática, que podem ser pequenas escolhas sustentáveis ou grandes e arrojadas iniciativas. Falamos de mudanças práticas que têm impacto no nosso dia-a-dia, nos nossos países – desde a forma como produzimos, consumimos, movimentamos, aquecemos ou arrefecemos as nossas casas, até à forma como trabalhamos e vivemos.

O Pacto une estas promessas para mostrar como, coincidindo o poder de pequenas ações, todos podemos fazer a diferença para o nosso planeta. Cada compromisso contará também para uma tentativa global de estabelecer um recorde mundial do Guinness para o maior número de compromissos climáticos registados num mês – são necessários 141 000 compromissos entre junho e meados de julho para atingir esse objetivo.

Frans Timmermans, vice-presidente executivo da Comissão Europeia para o Acordo Verde Europeu, afirma: "A crise climática já afeta cada um de nós no nosso dia-a-dia. A boa notícia é que todos podemos ajudar a fazer algo pelo bem do planeta. Porque combater esta crise não se trata apenas de estabelecer metas, de alterar a legislação e fazer investimentos. Seis meses após o Pacto para o Clima, é verdadeiramente encorajador ver quantos embaixadores já se juntaram a esta causa e quantos compromissos já foram implementados. Eles são uma verdadeira inspiração para as pequenas e grandes mudanças que cada um de nós pode fazer. Juntos podemos ter um impacto enorme e, portanto, convido todos a juntarem-se a nós!"