Dia de campo da STET Holland foi um sucesso

No passado dia 16 de maio realizou-se em Alcochete, numa parcela de M. Andrade e de H. Gonçalves, o Dia da Batata, organizado pela Advice.AgriBusiness e pela sua representada STET Holland, tendo contado com a participação de 120 pessoas, entre produtores, distribuidores, embaladores, indústrias de transformação e técnicos ligados ao setor.

stet

«Este número de visitantes foi um bom indicador do reconhecimento que o mercado português está a prestar à STET, por ser atualmente uma das maiores empresas a nível mundial na obtenção e comércio de variedades inovadoras de batata de semente», indica a STET Holland em comunicado.

Neste campo foram instaladas 35 variedades da empresa holandesa STET, no final de janeiro de 2017, que correspondiam a diferentes segmentos de mercado: variedades brancas e vermelhas para mercado fresco e exportação; variedades para fritura em palitos e rodelas.

Os participantes puderam observar no local o desempenho das variedades e esclarecer algumas questões pertinentes sobre as mesmas, assim como o cultivo da batata e situação de mercado.

Ao nível das variedades, os destaques neste dia de campo foram:

- Variedades vermelhas: Dirosso, Royata, Camel e Cerata.

- Variedades brancas para lavar: Avanti, Bonnata, Elata, Lavata, Tyson e Vitalia.

- Variedade salada/polpa firme para exportação: Luciole.

- Variedades para fritura em palitos: Bricata, KWS 07-1497 e Leonata.

- Variedades para fritura em rodelas (indústria): Levinata e SHC 1001.

Além da equipa da Advice.AgriBusiness formada por Marísa Oliveira e Sérgio Margaço, esteve presente um diretor comercial e um gestor técnico da STET, Jhonatan Bringas Dimitriades e Henk Feddes, respetivamente.

A STET Holland, com sede em Emmeloord, Holanda, fundada em 1973, é hoje uma empresa de referência a nível mundial, na obtenção, multiplicação e comercialização de novas variedades de batata de semente.

Esta posição de líder a nível internacional, ficou reforçada com a aquisição no último ano do negócio da batata de semente da KWS Potato (empresa holandesa que pertencia à multinacional alemã KWS).

A Stet Holland detém agora 3 filiais: Stet France, Stet UK e Stet Russia. A presença da Stet Holland é global além das suas filiais, pois conta com uma rede de agentes e distribuidores em vários países para uma presença mais próxima junto dos seus clientes, dos produtores de batata e dos vários agentes económicos ligados ao setor da batata.

Nesta jornada, fruto da parceria em Portugal entre a STET e a AdviceAgriBusiness, divulgou-se o potencial das várias dezenas de variedades, com aptidão de produção em Portugal (variedades muito precoces e produtivas) e com qualidade em termos culinários.

«As variedades STET em Portugal, são uma alternativa real nos diferentes segmentos de mercado, seja no fresco ou na indústria e permitem o alargamento do período de disponibilidade da batata portuguesa, devido aos ciclos curtos da maioria das variedades e com menores custos de produção», destaca Sérgio Margaço, responsável da AdviceAgriBusiness.

Para qualquer informação adicional sobre as variedades da STET, pode utilizar os contactos: tel.: 913 894 820 ou comercial@365agro.com.