FacebookRSS feed

Agrotec

DGRM nas décimas Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária

A DGRM-Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos está presente com duas comunicações, na décima edição das Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária, que está a decorrer até hoje, em Sines.

As Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária destinam-se a envolver, de uma forma alargada e cooperativa, toda a comunidade marítimo-portuária, empresarial, bem como a comunidade científica do meio académico e dos laboratórios do Estado.

Comunicações apresentadas pela DGRM nestas Jornadas:

  • Construção da Obra Marítima de Abrigo da Zona Piscatória de Angeiras”, dos autores Ana Freitas e Paulo Guerreiro, que pretende dar a conhecer o quebra-mar de Angeiras nas suas vertentes de projeto e, em particular, da obra. O principal objetivo deste projeto foi melhorar as condições de abrigo em relação à agitação marítima, durante a navegação de aproximação e partida para a pesca, contribuindo para beneficiar na generalidade as condições de exercício da atividade da pesca a uma comunidade que vive exclusivamente desta arte.
  • E “Estudo de um Canal de Navegação com apoio em Fotografia Aérea com Drone”, dos autores Alexandre Santos-Ferreira e Elisabete Dias, que referencia a implementação de um sistema alternativo à utilização de uma prospeção geotécnica tradicional considerado adequado, menos dispendioso e de aplicação simples, consistindo no uso de fotografias aéreas obtidas a partir da utilização de VANT (veículo aéreo não tripulado) aplicado ao caso de estudo de um canal navegável num troço do rio Guadiana, compreendido entre o Pomarão e Mértola.

 A DGRM tem como missão o desenvolvimento da segurança e dos serviços marítimos, incluindo o setor marítimo-portuário, a execução das políticas de pesca, da aquicultura, da indústria transformadora e atividades conexas, a preservação e conhecimento dos recursos marinhos, bem como garantir a regulamentação e o controlo das atividades desenvolvidas nestes âmbitos.