FacebookRSS feed

Agrotec

DGAV Algarve promove sessão sobre Xylella fastidiosa em Faro

xylella fastidiosa

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) em colaboração com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve) irão realizar uma sessão de esclarecimento sobre a Xylella fastidiosa no próximo dia 10 de outubro no auditório da DRAP Algarve, em Faro (Patacão).

A sessão inicia-se às 14h30.

Entre vários assuntos que serão abordados, destacamos a apresentação do Plano de Contingência para a Xylella fastidiosa e seus vetores, a informação técnica sobre a bactéria e seus vetores, e a situação na União Europeia (UE) e nacional (medidas legislativas, preventivas e de combate).

A Xylella fastidiosa é uma bactéria vascular que vive no xilema das plantas, sendo transmitida por insetos.

O combate a esta doença passa essencialmente por medidas de natureza preventiva, atuando sobre o vector e o material de multiplicação, as medidas fitossanitárias são aplicadas para impedir a introdução e a propagação da doença que incluem o uso de cultivares resistentes, certificação de material de multiplicação e a remoção e destruição de material infetado.

A região do Algarve é composta por uma diversidade de praticas culturais e plantações variadas de videiras, de oliveiras, de citrinos, de amendoeiras, etc., que tornam este tema de especial relevância para o setor primário da região e para a economia do Algarve.

A inscrição na sessão de esclarecimento é gratuita mas obrigatória, até ao dia 6 de outubro através do e-mail gabdirector@drapalg.min-agricultura.pt ou pelo telefone 289 870 775.