FacebookRSS feed

Agrotec

Desenvolvimento heterogéneo nas searas de arroz com impacto na produtividade

Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas do Instituto Nacional de Estatística (INE), as sementeiras de arroz estão concluídas, sendo que no Alentejo, e devido às obras de reabilitação do aproveitamento hidroagrícola do Vale do Sado, se estima que cerca de 3 mil hectares de canteiros ficaram por semear.

Arroz

O desenvolvimento vegetativo tem sido heterogéneo: no litoral Centro, e beneficiando de condições meteorológicas favoráveis, as searas apresentam um bom desenvolvimento vegetativo, estando próximas da fase de espigamento; no Ribatejo e Alentejo, o desenvolvimento e os povoamentos são irregulares, estando a sua maioria nas fases de afilhamento/emborrachamento.

A forte presença de infestantes de difícil controlo, particularmente da milhã (que naturalmente compete pelos nutrientes e radiação solar), tem dificultado a normal evolução da cultura. Registo ainda para situações onde, devido à escassez de água, não tem sido possível assegurar o alagamento dos canteiros (em zonas da Península de Setúbal).

Estima-se uma diminuição global da produtividade de 5% face a 2019, para as 5,1 toneladas por hectare, resultado significativamente inferior à média dos últimos cinco anos (cerca de 5,8 toneladas por hectare).