FacebookRSS feed

Agrotec

Desenvolvido Drone para otimizar uso de Herbicidas nas Culturas

droneUm estudo liderado por investigadores do Instituto de Agricultura Sustentável de Córdoba, em Espanha, e que conta com a colaboração da Universidade da Califórnia permitiu pela primeira vez aceder a uma cartografia de ervas daninhas em estado fenológico prematuro mediante imagens multiespectrais de ultra-alta resolução espacial provenientes de um Veículo Aéreo Não Tripulado. A tecnologia e os procedimentos de análise de imagem desenvolvidos foram já publicadas em algumas revistas internacionais, como a Plos One e a Sensors.

As ervas daninhas competem por luz, espaço, água e nutrientes com os cultivos e isso provoca uma diminuição de 35% da produção. Para evitar estas perdas, as infestações de ervas daninhas devem ser controladas e uma das ferramentas mais utilizada é mediante a aplicação de herbicidas. Apesar de as ervas daninhas se distribuirem aleatoriamente, não sendo necessário aplicar herbicidas nas zonas do terreno onde elas não existem, na agricultura extensiva atual as ervas daninhas são controladas mediante tratamentos herbicidas homogéneos, aplicados em todo o campo de cultivo. Este procedimento origina gastos desnecessários e consequente prejuízo económico e agroambiental. Para o evitar, é necessário identificar as áreas do campo de cultivo onde se encontram as infestações de ervas e determinar a sua posição exata com o objetivo de dirigir as aplicações herbicidas exclusivamente para as zonas afetadas, e decidir quais os herbicidas a aplicar dependendo das espécies infestantes. Para isso, é necessário detetar, discriminar e mapear as áreas de campo de cultivo infestadas de ervas daninhas.

A inovação tecnológica da investigação reside na aplicação de técnicas de teledeteção flexíveis e robustas baseadas em OBIA (Object Based Image Analysis) e na utilização de um UAV que parte de uma estação base e que pode estar equipado com distintos sensores com diferentes alcances espectrais.

O Drone voa a baixa altura (30-120m de altitude) o que permite a obtenção de imagens de muito alta resolução espacial (pixel de vários mm ou poucos cm). As técnicas de análise permitiram cartografar a presença real de ervas daninhas mostrando que cerca ed 70% do campo não está infestado e não necessita de tratamento herbicida. Os estudos realizaram-se em cultivos de trigo, milho e girassol.

Esta tecnologia poderá permitir a obtenção de benefícios agroeconómicos e ambientais e evitar práticas agrícolas não desejáveis sem causar perda na produção dos cultivos.

Fonte: CeiA3 – ler aqui.