FacebookRSS feed

Agrotec

Descoberto método de deteção rápida de E. coli na carne

carneInvestigadores do grupo “Higiene e Segurança Alimentar” (HISEALI) da Universidade de Extremadura desenvolveram um método e eficaz para detetar e quantificar a prevalência de Escherichia coli O157:H7 em produtos derivados da carne prontos para consumo, ou seja, sem processo prévio de cozedura.

A E. coli é uma bactéria que se encontra normalmente no intestino do ser humano e dos animais de sangue quente. É um microrganismo geralmente inofensivo e necessário para a digestão e processo metabólico dos alimentos. Apesar disto, algumas estirpes como a O157:H7, podem produzir toxinas perigosas para a saúde, segundo especialistas da HISEALI.

Segundo a OMS, o sorotipo E. coli O157:H7 é o mais preocupante pelo seu impacto na saúde pública. O consumo de alimentos contaminados por esta estirpe provoca diarreia, vómitos e, em algumas ocasiões, colite hemorrágica, mas em 10% dos casos pode causar um síndrome hemolítico urémico, de especial gravidade sobretudo em crianças e idosos, podendo desencadear insuficiência renal.

Saiba mais aqui.