FacebookRSS feed

Agrotec

Dekalb realiza Dia de Campo

Ao longo de décadas de trabalho na divulgação e comercialização de variedades de milho, Manuel Ferreira, responsável pela distribuição das sementes de milho da Dekalb, na região Norte de Portugal, assistiu ao longo da sua carreira, ano a ano, a inacreditáveis aumentos de produtividade.

Texto e Fotos: Bernardo Madeira

Se é certo que as práticas melhoraram e os empresários agrícolas também dispõem de melhores equipamentos para realizar o granjeio da cultura do milho, certo é que o melhoramento genético parece ser inesgotável.

Assim, a 18 de setembro, na freguesia de Poiares, em Ponte de Lima, a Dekalb promoveu mais um “dia de campo”, neste caso, para apresentação do campo de ensaio da Encanto Natural, de Norberto Gonçalves.

Foram destaque as variedades comerciais dupla aptidão ou silagem DKC6340, DKC6181 e DKC5741 porém, os participantes foram impressionados com o vigor de uma nova cultivar experimental (ainda não no mercado), que conseguia, com o mesmo ciclo FAO 500-600, uma planta com melhor sanidade, maior planta e, sobretudo, espigas com grãos mais profundos e maior número de linhas.

Esta nova variedade, que se destacou francamente em relação às restantes coqueluches da empresa, talvez chegue a ser comercializada na campanha de 2021.

Pela via do melhoramento genético, consegue-se poupar recursos ou utilizá-los com muito melhor eficiência. É com este mesmo propósito que a Ubyfol Portugal se fez representar no evento, fazendo uma apresentação dos seus “molhantes”, que permitem reduzir as perdas de fitoquímicos e melhorar a sua absorção.