FacebookRSS feed

Agrotec

Curso sobre cultura do medronheiro na Pampilhosa da Serra

No âmbito do projeto Formação Especializada para Técnicos, do PDR2020, a AJAP vai realizar o Curso “Investimento na cultura do medronheiro” – Técnicos, que irá decorrer na Pampilhosa da Serra, com a duração de 3 dias de formação (21 horas), nos dias 31 janeiro, 1 e 2 de fevereiro (Quinta, Sexta e Sábado).

medronho

O curso dirige-se a técnicos das associações agroflorestais, cooperativas de produtores, empresas agrícolas e agroindustriais para apoiarem a elaboração de projetos de investimento e apoio técnico à cultura do medronheiro, designadamente em novos sistemas de produção intensivos /ou recuperação de áreas tradicionais, assim como da transformação e comercialização.

Da equipa técnica que compõe o curso fazem parte: Carlos Fonseca (Universidade de Aveiro e Presidente da Cooperativa Portuguesa do Medronho), Filomena Gomes (Escola Superior Agrária de Coimbra), João Gama (Técnico da Direção Regional de Agricultura do Centro – Delegação da Pampilhosa e Sertã), José Martins (Empresa de produção de aguardente de medronho - Lenda da Beira) e Ludovina (Universidade do Algarve).

Dado que a Cultura do Medronheiro está a ter um incremento cada vez mais notório no concelho da Pampilhosa da Serra (e limítrofes) a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) explica porque decidiu organizar esta ação neste município.

«Pretendemos beneficiar sobretudo os técnicos desta região, mas também divulgar o potencial da cultura do medronho e das unidades de transformação que nela já se localizam e que produzem derivados do medronho, de elevada qualidade, sendo esta uma alternativa a outras culturas com menor adaptação e rentabilidade nesta região».

Haverá sessões de campo: Plantação de Medronheiros em regime de sequeiro e em regime de regadio, com variedades tradicionais e com clones - Pomar de Medronho “Signo Samo” - Pampilhosa da Serra (Lenda da Beira).

E está ainda prevista uma visita a uma unidade de destilação e produção de aguardente de medronho – Empresa: Lenda da Beira.

Saiba mais aqui.