FacebookRSS feed

Agrotec

Cultivo de plantas: ESA pede à UE que reconheça o papel da cultura

A Associação Europeia de Sementes (European Seed Association, ESA) pediu à União Europeia (UE) que reconheça o papel da cultura de plantas para fazer face aos desafios sociais presentes e futuros.

A ESA, em nome de todo o setor da criação de plantas e sementes europeu, respondeu a uma consulta sobre o programa de trabalho 2018-2020 do Horizonte 2020.

Na sua resposta, a associação frisou as prioridades para a indústria da criação de plantas e sementes comunitária, solicitando à Comissão que reconheça o importante papel do setor face aos desafios sociais.

Os recursos genéticos vegetais podem ajudar os produtores a desenvolver variedades de culturas adaptadas a diferentes condições climáticas, mas isso requere mais conhecimento sobre os recursos inexplorados.

Segundo a ESA, a chave da investigação pré-melhoramento, para identificar e logo caracterizar esses recursos para todas as culturas e terão que estar no centro dos próximos projetos de investigação e inovação.

O Horizonte 2020 é o programa de investigação e inovação da UE, com cerca de 80 milhões de euros dos fundos públicos para um período de sete anos, de 2014 a 2020.

Um projeto que promete avanços, descobertas e estreias mundiais mediante grandes avanços, levando as ideias de laboratório ao mercado.

A ESA estabelece que para cumprir com os desafios do futuro, o trabalho terá que concentrar-se em soluções sustentáveis e inovadoras.

Fonte: Agrodigital