Criada plataforma online de promoção da maçã Bravo de Esmolfe
Novo projeto de valorização e promoção da maçã Bravo de Esmolfe tem assinatura do CEIT - Centro Estratégico de Inovação Territorial. No dia em que se assinalou o Dia Internacional da Maçã, o CEIT anuncia uma nova plataforma online de promoção da maçã Bravo de Esmolfe, produto único no mundo, originário da freguesia de Esmolfe em Penalva do Castelo.
![](/userfiles/image/dropzone/blogs/20211022104634-CEIT - Maçã Bravo de Esmolfe.jpg)
Segundo Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT - Centro Estratégico de Inovação Territorial, este projeto nasce da necessidade de afirmar uma marca territorial forte que permita relançar o produto, bem como os atores que gravitam ao seu redor.
Esta maçã é uma verdadeira “vitamina” e um fruto cada vez mais procurado, nomeadamente pelos segmentos de saúde e bem-estar. As suas propriedades benéficas são únicas e estão demonstradas em estudos científicos de diferentes áreas da medicina, explica.
O objetivo passa por criar uma autêntica plataforma de cooperação que alavanque a economia local e regional através da promoção dos produtores, comerciantes e restantes elementos da cadeia de valor da maçã Bravo de Esmolfe.
Este projeto pretende não só ajudar a promover o produto, mas também alavancar a atividade turística por via da valorização do território, da sua cultura e das suas gentes. A nova marca e respetiva plataforma online já estão em desenvolvimento e devem ser apresentadas em 2022, depois de um processo de auscultação e envolvimento de todos os stakeholders.
Para além do impacto que será gerado na economia, este projeto pretende ainda produzir conhecimento científico e fomentar a investigação sobre a origem e as características do produto.