FacebookRSS feed

Agrotec

Covid-19: Ministério da Agricultura reforça capacidade de resposta laboratorial no combate à pandemia

O Ministério da Agricultura, através do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), e em articulação com o Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), vai reforçar, a partir da próxima semana, a capacidade de resposta laboratorial ao combate à pandemia da Covid-19.

Investigação Agricultura

Os dois Laboratórios de Estado vão, assim, cooperar no diagnóstico da Covid-19. Atualmente, a capacidade instalada nos laboratórios do INIAV vai permitir realizar 400 a 500 testes por dia. No entanto, e tendo em consideração que o INIAV se encontra em fase de aquisição de mais equipamento (robots de extração de ácidos nucleicos e equipamentos de PCR em tempo real), a sua capacidade de resposta deverá ser triplicada já no mês de junho.

A cooperação entre os dois Institutos irá também passar pela validação de kits comerciais para o diagnóstico do SARS-CoV-2, que serão, posteriormente, introduzidos no mercado português.

Para além disto, o INIAV disponibilizará ainda, nas suas instalações, um sequenciador para complementar os estudos do INSA de sequenciação genómica do SARS-Cov-2, contribuindo assim para aprofundar o conhecimento sobre o agente causador da doença Covid-19.

Todo este reforço na área da Saúde, por parte do Ministério da Agricultura, não compromete a atividade dos Laboratórios Nacionais de Referência de Saúde Animal. Este reforço de capacidade laboratorial permitirá também que o Estado Português fique mais preparado para enfrentar doenças emergentes que afetam as plantas e os animais, num quadro de adaptação às alterações climáticas.