FacebookRSS feed

Agrotec

Covid-19: Bruxelas anuncia novos apoios para o setor agrícola

A Comissão Europeia aprovou um pacote de medidas para a agricultura, para ajudar os produtores a enfrentarem as consequências da pandemia sanitária, e que incluem apoio à armazenagem nos setores do leite e da carne.

Agricultura

Foram autorizadas medidas de auto-organização do mercado pelos operadores dos setores mais afetados, entre os quais o setor das frutas e produtos hortícolas, o setor do azeite, a apicultura e o setor do vinho. A Comissão Europeia vai permitir a reorientação de fundos para medidas prioritárias de gestão da crise nos respetivos. 

Outra medida é o suporte dos custos da armazenagem privada de laticínios - como o leite desnatado em pó, manteiga e queijo - e carne - bovino, ovino e caprino -, o que permite aos produtores enfrentarem o excesso de oferta no mercado, com a retirada de produtos entre um período mínimo de dois a três meses e um máximo de cinco a seis meses. O objetivo passa por possibilitar um reequilíbrio do mercado a longo prazo.

A derrogação excecional das regras da concorrência na UE é outra medida adotada, que permite aos setores dos laticínios, da floricultura e das batatas organizar medidas coletivas para estabilizar os mercados, passando pela retirada de produtos do mercado ou financiando o armazenamento privado, num período máximo de seis meses.

Atualmente, a Comissão Europeia estima perdas de 285 mil milhões em exportações da UE em 2020, um cenário complicado. «As analises económicas feitas pelos nossos serviços estimam que teremos uma queda de 9,7% no comércio global em 2020 e na União Europeia [UE] a 27 perspetivam uma redução nas exportações de 9,2% em bens e serviços e de 8,8% nas importações em 2020», indicou Phil Hogan, anterior comissário europeu da Agricultura e atual comissário europeu do Comércio.

Estas novas medidas têm como objetivo garantir que as empresas europeias sobrevivem, num momento em que o indicador de confiança dos consumidores europeus está a cair a pique.