FacebookRSS feed

Agrotec

Corteva e CAP lançam programa para apoiar as mulheres rurais

Corteva Agriscience, empresa de referência no setor agrícola em tecnologia de sementes sob a marca comercial Pioneer®, proteção de culturas e agricultura digital acaba de anunciar um acordo de colaboração com a CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) para o lançamento do programa TalentA em Portugal, uma iniciativa pioneira que tem como objetivo apoiar e promover o empreendedorismo das mulheres rurais.

TalentA

Este projeto, desenvolvido pela Corteva e já implementado noutros países, como Espanha, Ucrânia ou Roménia, tem como missão combater as escassas oportunidades de emprego no meio rural que levam as mulheres a deslocarem-se cada vez mais para zonas urbanas e proporcionar formação e financiamento aos projetos inovadores que se destacam no sector agrícola e agroalimentar entre as empreendedoras rurais. 

O programa visa elevar o papel que as mulheres desempenham como agentes essenciais na sociedade e apoiá-las no desenvolvimento dos seus próprios projetos num compromisso com o futuro do mundo rural.

Clara Serrano, Líder Corteva Agriscience do Sul da Europa, destacou que, «numa altura em que o setor enfrenta tantos desafios, estamos muito satisfeitos por lançar este programa em Portugal e ansiosos por conhecer os projetos que serão apresentados nesta 1ª edição. Na Corteva, sabemos que o contributo das mulheres é fundamental para garantir a sobrevivência da área agrícola e pecuária, bem como das áreas rurais. Trabalhamos diariamente para promover uma agricultura mais sustentável, equilibrada e fomentar a inclusão das mulheres em todos os eixos da cadeia produtiva».

Para fazer parte da 1ª edição do programa TalentA em Portugal, as interessadas ​​podem submeter a sua candidatura através do site até 7 de fevereiro de 2021. No site estão disponíveis todas as informações e etapas necessárias para concluir o processo de envio das inscrições.

Podem concorrer a este programa todas as empreendedoras rurais com projetos nas áreas agrícolas e agroalimentares desenvolvidos em meios rurais até 20 000 habitantes (exceto ilhas, localidades rurais ou distritos com maior dispersão geográfica) e com projetos em fase inicial e de planeamento ou já implementados em ambientes rurais e que desejam iniciar uma nova linha de negócio ou melhorar a que já têm.

Após o período de inscrições, as duas entidades vão trabalhar em conjunto na seleção dos projetos vencedores, cujos critérios de avaliação serão assentes na inovação, no combate à desertificação, no impacto e sustentabilidade, empoderamento económico e possibilidade de expansão do modelo de negócio.

Serão selecionados três projetos finalistas entre as candidaturas recebidas. O primeiro prémio recebe um apoio financeiro de 5.000 € para investir na implementação do seu projeto e terá acesso a um programa de formação ao longo de 2021. O segundo e terceiros prémios, respetivamente, vão contar com acesso ao programa de formação promovido pela CAP para dotar os projetos de mais ferramentas de trabalho e métricas de sucesso.

Por sua vez, Luís Mira, Secretário Geral da CAP destacou que «a nossa missão é defender os interesses da agricultura portuguesa no país e no estrangeiro e, por isso, não podíamos estar mais honrados com este acordo que visa capacitar as mulheres agricultoras portuguesas e apoiá-las nos seus projetos. O programa TalentA é uma oportunidade única para todas as mulheres que têm a vontade e o desejo de lançar projetos e negócios inovadores, contribuindo para alcançar os seus sonhos e amenizar os problemas que continuam a afligir o nosso meio rural, entre eles o envelhecimento e a desertificação, bem como contribuir para a igualdade de género».

As vencedoras serão anunciadas pela Corteva e pela CAP no dia 8 de março de 2021, no Dia Internacional da Mulher.