FacebookRSS feed

Agrotec

Cooperativas agrícolas europeias criticam novas estratégias da União Europeia

A Comissão Europeia apresentou duas estratégias altamente ambiciosas, nas quais o sucesso dependerá dos atores no terreno: agricultores, proprietários das florestas e cooperativas. Agora, as entidades agrícolas defendem que uma avaliação de impacto abrangente independente deve ser realizada antes que qualquer ação legislativa seja tomada.

Agricultura

Segundo comunicado, os agricultores europeus, os proprietários de florestas e as cooperativas precisam de alternativas que lhes permitam alcançar metas ambiciosas, mas sem destruir os seus meios de subsistência e a economia rural europeia. "Uma abordagem de olhos vendados comprometerá a segurança alimentar, a competitividade agrícola europeia e a renda agrícola, que já foram fortemente impactadas pela crise da Covid-19", apontam.

"Somente com políticas coerentes da UE e financiamento suficiente, a agricultura e a silvicultura podem continuar a contribuir para diferentes objetivos da UE: garantir a segurança e a segurança alimentar, fornecer matérias-primas renováveis e criar empregos para as pessoas nas áreas rurais, ao mesmo tempo que acompanham o meio ambiente e a biodiversidade, com práticas amigáveis e combate às mudanças climáticas", defendem.

Segundo as organizações, a crise da Covid-19 e as suas consequentes dificuldades económicas demonstraram que a UE não se pode dar ao luxo de colocar em risco a sua própria produção de alimentos.

“Queremos continuar o nosso caminho em direção a uma agricultura mais ecológica e investir mais. Contudo, estas estratégias fazem isso da maneira errada e representam um ataque geral à agricultura europeia. Alvos não são soluções. Para alcançar uma agricultura produtiva, competitiva e eficiente em termos de recursos, precisamos de cooperação em vez de novos requisitos. Além disso, estes documentos de estratégia não levam suficientemente em conta os ajustes necessários na sequência da Covid-19. Os agricultores não devem arcar sozinhos com os custos de uma maior proteção ambiental e climática. Tal irá resultar em mais produção europeia de alimentos terceirizada para países terceiros e, acima de tudo, num grande número de explorações agrícolas a serem abandonadas", declarou, em comunicado, o presidente da Copa European Farmers, Joachim Rukwied.

A Estratégia de Biodiversidade

Segundo os opositores, o objetivo da Comissão em estabelecer mais áreas protegidas irá reduzir a área usada para produção agrícola e silvicultura na UE. Além da alta taxa potencial de abandono da terra e restrições mais rígidas em algumas das áreas já protegidas, a exclusão de 10% da terra do uso ativo terá graves consequências socioeconómicas e ambientais. É provável que a UE terceirize a sua pegada ambiental e exerça pressão sobre pontos críticos de alta biodiversidade em todo o mundo.

"São necessários incentivos positivos e processos participativos de baixo para cima, isto para que a comunidade agrícola da UE considere e aceite áreas mais protegidas", defendem. "Qualquer forma de proteção ou medidas deve levar em conta o manuseamento sustentável da terra, bem como as características regionais e locais. Em vez de novas burocracias e limitações, precisamos incentivar investimentos baseados em tecnologias inovadoras e acessíveis e inseridos numa cadeia agroalimentar mais justa e com melhor funcionamento".

Ao avaliar o estado da biodiversidade, "deve-se levar em consideração que a agricultura e a silvicultura não são capazes de influenciar os efeitos externos nos ecossistemas". Tais efeitos incluem mudanças climáticas, impermeabilização do solo, desenvolvimentos em infraestrutura, espécies exóticas invasoras, predadores, caça furtiva, entre outros. "Portanto, desde que se prove que foram feitos esforços suficientes para alcançar as metas, levando em consideração os recursos disponíveis, os agricultores e os proprietários de florestas não devem ser responsabilizados caso as metas não sejam atingidas".

A Estratégia Do Prado ao Prato

Os agricultores são os primeiros produtores de alimentos e, juntamente com as suas cooperativas, "os principais protagonistas na conquista de um sistema alimentar mais sustentável". As propostas legislativas que seguem esta estratégia devem ajudar a reduzir as desvantagens competitivas que existem atualmente em relação aos métodos de produção fora da UE e a proteger os altos padrões europeus reconhecidos internacionalmente.

“Nós, agricultores e cooperativas agrícolas, devemos ter as ferramentas e a segurança política para fazer os investimentos necessários com base no comércio interno e externo da UE. Não se trata apenas de apoio financeiro da UE ao investimento, mas também de criar um ambiente favorável que o permita. Os agricultores e cooperativas agrícolas da Europa precisam de tecnologias alternativas, um melhor funcionamento, uma cadeia alimentar mais justa e uma conexão mais próxima com os consumidores. As cooperativas dos agricultores são os melhores parceiros nesses investimentos", assinalou o presidente da Cogeca, Ramon Armengol.

"Os agricultores e as cooperativas agropecuárias europeias, portanto, exortam a Comissão Europeia a garantir que as futuras metas da estratégia em questão sejam acompanhadas pela abrangente avaliação de impacto inicial do setor de uso do solo e por uma consulta adequada com as partes interessadas relevantes", incentivam. "Tal é particularmente crucial para o uso de produtos fitofarmacêuticos, vendas de antimicrobianos, uso de fertilizantes e regras de bem-estar animal. Ao propor metas biológicas, a Comissão deve levar em conta o impacto social e económico acumulado dos rendimentos biológicos tipicamente mais baixos, das realidades do mercado e da diminuição dos rendimentos convencionais devido à falta de ferramentas necessárias. À luz de todas estas questões, estamos desapontados pelo estabelecimento do Observatório de Segurança Alimentar da UE não estar mais incluído na comunicação".

As entidades defendem ser essencial defender uma dieta equilibrada e o consumo de alimentos saudáveis ​​de fontes animais e vegetais. "A comunidade agrícola europeia apoia qualquer medida que incentive os consumidores a adotar uma dieta que garanta boa saúde. Portanto, qualquer tipo de rotulagem nutricional e diretrizes alimentares deve basear-se em ciência sólida e evitar uma abordagem simplista, que pode ser enganosa. Nesse sentido, estas iniciativas devem levar em consideração a extrema importância do valor nutricional vital fornecido pelos produtos agrícolas, inclusive os de origem animal, cuja contribuição para uma dieta saudável não pode ser negligenciada. A transparência, em particular nas origens dos alimentos, também é crucial", concluem.