FacebookRSS feed

Agrotec

Cooperativa de Montemor-o-Velho homenageia Maria Antónia Figueiredo

A homenagem a título póstumo a Maria Antónia Figueiredo, Secretária-geral Adjunta da CONFAGRI, que faleceu, vítima de doença prolongada, no dia 29 de dezembro do ano passado, será o momento mais emotivo da 12.ª edição do Seminário promovido pela Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho e, desta feita, subordinado ao tema “Planificação da Campanha 2018 - Candidaturas às Ajudas ao Rendimento dos Agricultores”.

maria antonia figueiredo

A Quinta do Taipal, em Montemor-o-Velho, recebe, esta sexta-feira, um extenso programa onde se destaca a homenagem, às 15h00, a Maria Antónia Figueiredo.

Nascida em 1957, em Alvaiázere, formou-se em Agronomia, Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, tendo ingressado em 1988 na CONFAGRI.

Foi a mulher portuguesa que, desde a adesão de Portugal à então CEE, desempenhou o cargo de mais elevada representatividade associativa no âmbito da Agricultura, em Bruxelas.

Especializada em Economia Agrícola acumulava com as funções de Secretária-Geral Adjunta, as de Coordenação do Departamento de Políticas de Mercados e Preços da CONFAGRI e das áreas das Ajudas ao Rendimento dos Agricultores.

Quanto ao restante programa do Seminário, a recepção decorre às 9h00, iniciando-se, 15 minutos mais tarde, a Sessão de Abertura a cargo do Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Agrícola do Conselho de Montemor-o-Velho, Armindo Valente, do Presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, do Presidente do Conselho de Administração do Crédito Agrícola Mútuo do Baixo Mondego, António Cachulo da Trindade, e da Directora Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Adelina Martins.

A apresentação do ensaio de bioestimulantes e dos resultados do ensaio de variedades de arroz 2017 do Bico da Barca terá início às 10h00 por António Judão (Direção Regional de Agricultura e pescas do Centro), seguindo-se, pelas 10h30 o debate sobre sementes de arroz híbridas, por António Valera (Valenzuela). A gestão integrada do arroz, pelas 11h00, estará a cargo de Gonçalo Canha (Lusocem).

Depois de um intervalo de 30 minutos, está previsto para as 12h00, o tema dedicado a 3 anos de ensaio de resposta à adubação azotada na cultura do milho, por Castro Pinto (ADP), e, às 12h30 será destacada a qualidade do milho no Baixo Mondego, por Vasco Salgueiro (Pioneer).

Para o período da tarde está reservado o painel sobre as normas para a queima das palhas do arroz (14h30), por Hélio Araújo (Proteção Civil e Câmara Municipal de Montemor-o-Velho. `

Às 15h00 decorrerá a Homenagem a Maria Antónia Figueiredo (CONFAGRI), seguindo-se David Jorge da mesma estrutura a evidenciar os Pagamentos Directos, Regime de Pagamentos Base e Greening e Medidas Agroambientais.

O encerramento do seminário está marcado para as 17h00.

O seminário destina-se, sobretudo, aos agricultores do concelho, podendo participar os demais interessados.

A entrada é livre.

Fonte: Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho e Notícias de Coimbra