FacebookRSS feed

Agrotec

CONTRIBUTET SR é o novo bioestimulante da Alltech Crop Science homologado na Europa

A Alltech Crop Science, a divisão agrícola da Alltech, obteve um novo registo para o CONTRIBUTE™ SR, um bioestimulante líder e com resultados comprovados no mercado americano.

Alltech Crop Science CONTRIBUTE SR

CONTRIBUTE SR é um bioestimulante que integra a gama global de produtos para a saúde do solo, incluindo corretores, ativadores de solo, microrganismos vivos, enzimas e inoculantes. CONTRIBUTE SR é formulado com uma mistura de diferentes tipos de microrganismos benéficos, que têm como principal função colonizar a rizosfera e potenciar o desenvolvimento das culturas agrícolas.

Segundo Pedro Navarro, Diretor Geral da Alltech Crop Science Espanha, «o equilíbrio entre Bacillus subtilis, Enterococcus faecium, Lactobacillus plantarum e um conjunto de enzimas, fazem do CONTRIBUTE SR o bioestimulante mais completo do mercado».

O produto conta com a experiência do departamento de investigação microbiológica da Alltech, o que nos permite assegurar a máxima eficácia e rendimento deste produto no mercado, oferecendo assim uma gama ainda mais completa de soluções para dar resposta às necessidades dos produtores portugueses.

O que é um bioestimulante? 

Os bioestimulantes são compostos, substâncias e outros produtos que se aplicam às plantas ou ao solo para regular e otimizar os processos fisiológicos das culturas agrícolas, tornando-as mais eficientes.  Segundo o artigo L. 255-5 do “Code Rural et de la Pêche Maritime”, estes fatores de produção devem cumprir três requisitos:

  • Ser de origem vegetal, animal, mineral ou microrganismos não OGM (que NÃO sejam geneticamente modificados);

  • Que no seu processo de fabrico não tenham sido sujeitos a qualquer tratamento ou exclusivamente a tratamento por meios manuais, mecânicos ou gravitacionais, por dissolução em água, por flutuação, extração por destilação a vapor ou por aquecimento para eliminar a água;

  • Não ser perigosos para a saúde humana, animal e para o meio ambiente. Para comprová-lo devem ser submetidos a avaliação pela ANSES (Agence nationale de sécurité sanitaire de l’alimentation, de l’environnement et du travail).

Que vantagens têm os bioestimulantes para a agricultura? 

De acordo com o EBIC (European Biostimulant Industry Council), os bioestimulantes contêm substâncias e/ou microrganismos cuja função é estimular processos naturais para melhorar/potenciar a absorção de nutrientes, a eficiência destes, a tolerância ao stress abiótico e a qualidade das culturas agrícolas. Os bioestimulantes estimulam o crescimento e o desenvolvimento das plantas ao longo do seu ciclo de vida, desde a germinação das sementes até à maturação dos frutos, através de processos que incluem, entre outros:

  • Melhoria da eficiência do metabolismo das plantas, induzindo o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade da cultura;

  • Aumento da tolerância das plantas do stress abiótico e recuperação de situações de stress abiótico;

  • Facilitar a assimilação, translocação e o uso de nutrientes;

  • Melhoria dos critérios de qualidade do produto, incluido teor em açúcar, cor, entre outros;

  • Regular e melhorar o equilibrio hídrico da planta.

  • Melhorar determinadas propriedades fisicoquímicas do solo e fomentar o desenvolvimento de microrganismos benéficos do solo.

O que diferencia os bioestimulantes dos fertilizantes e fitofármacos?

  • Atuam através de mecanismos distintos dos fertilizantes, independentemente da presença de nutrientes nos produtos.

  • Diferenciam-se dos produtos para proteção das culturas porque atuam apenas ao nível do vigor das plantas, sem qualquer ação direta no controlo de pragas ou doenças.

A bioestimulação das culturas é, portanto, complementar da nutrição e da proteção.