FacebookRSS feed

Agrotec

Continental lança novos pneus agrícolas híbridos e inteligentes

A Continental apresenta, na Agritechnica 2019, os novos pneus híbridos, que incorporam sensores de pressão para ajudar o operador a minimizar a compactação do solo no campo e a reduzir o desgaste na estrada.

Apresenta, também, os comprovados sistemas ContiPressureCheck (solução de veículo singular) e ContiConnect (solução para frotas) como soluções inteligentes para o setor agrícola.

Com a sua visão de pneus inteligentes e zero acidentes, e com os diversos ambientes de trabalho dos agricultores em mente, a Continental desenvolve continuamente soluções digitais para pneus agrícolas.

Continental TractorMaster VF Hybrid: Desempenho consistente da estrada para o campo

Os pneus Continental TractorMaster VF Hybrid são projetados para dar aos operadores a tecnologia para ajustar eficientemente a pressão por forma a corresponder à tarefa.

Desenvolvidos utilizando modelação informática na unidade de investigação e desenvolvimento das instalações de produção agrícola da Continental em Lousado, os pneus de muito elevada flexão (VF) apresentam um novo e único padrão de piso híbrido, concebido para oferecer tração no campo e maior conforto na estrada.

A estrutura da carcaça do pneu Continental TractorMaster VF Hybrid é mais resistente do que a dos pneus convencionais, pelo que pode operar a pressões mais baixas no campo e a velocidades mais elevadas na estrada, suportando a mesma carga. Isto tem importância acrescida, visto que pneus com pressão insuficiente aumentam o consumo de combustível na estrada, enquanto pneus com pressão excessiva levam ao aumento da compactação do solo no campo.

Para um desempenho ideal em todas as condições, o pneu híbrido, com sensores integrados, pode ser rapidamente cheio para o uso em estrada e esvaziado para o uso no campo. Quando instalado em tratores com compressores de ar a bordo, a pressão do pneu pode ser monitorizada e ajustada pelo operador, sem necessidade de sair da cabine.

Combinar tecnologia de pneus e eletrónica automóvel para aumentar a eficiência e a segurança

A Continental desenvolveu um sistema totalmente integrado de monitorização da pressão dos pneus, composto por diferentes componentes, que incluem os sensores, uma Yard Reader Station (leitura do espaço), gestão de terminal, bem como um portal Web e um serviço de notificação.

A utilização de uma estação de leitura de espaço e de um portal Web ContiConnect é uma ferramenta útil de gestão de frotas. O ContiPressureCheck opera em veículos individuais para fornecer ao operador dados de pneus em tempo real. Juntos, oferecem uma visão abrangente sobre o desempenho dos pneus para máquinas agrícolas.

O sensor no pneu mede e comunica a pressão e a temperatura do pneu para ajudar o operador a decidir sobre a pressão de funcionamento ideal. Com o ContiConnect, os dados obtidos pelos sensores serão recolhidos por uma estação de leitura à medida que o veículo passa pelo recetor nesse local e envia os dados para o terminal, onde são analisados e interpretados.

A estação de leitura é instalada nos pontos de contacto frequentes da frota, como baias de lavagem, postos de abastecimento, a quinta ou outros pontos de verificação. Com estas informações, a frota beneficia de uma redução no número de avarias e nos custos de manutenção e gera valor ao aumentar o tempo de atividade dos veículos.

Ambos os sistemas são rápidos e fáceis de instalar e garantem uma elevada precisão dos dados, uma vez que os erros de medição são evitados através dos sensores montados dentro do pneu.

Soluções digitais para melhorar as operações agrícolas

O controlo regular da pressão e temperatura corretas dos pneus é crucial para a segurança e eficiência durante as operações agrícolas diárias e para economizar tempo e dinheiro. Os agricultores, por exemplo, percorrem muitas vezes longas distâncias de 30 ou mais quilómetros enquanto colhem cereais ou transportam mercadorias.

Em longas distâncias, os pneus tendem a sobreaquecer, o que afeta a capacidade de direção do veículo e pode levar a danos permanentes e, mesmo, à falha prematura dos pneus. Com ContiConnect e ContiPressureCheck, esta situação fatal pode ser evitada. Ambos os sistemas garantem segurança e confiabilidade para agricultores e motoristas através da monitorização constante da pressão e temperatura dos pneus.

Os dados do sensor do pneu são exibidos num ecrã na cabina do motorista, que é alertado antes de uma condição se tornar crítica. Por exemplo, um alerta pode ser enviado se a temperatura dos pneus estiver muito elevada (mais de 100°C). Assim, a pressão de ar correta para a direção do veículo pode ser corrigida e a vida útil do pneu pode ser prolongada, evitando despesas financeiras elevadas para os agricultores.

Redução da compactação do solo através da medição precisa e automática das condições dos pneus

Outro desafio na agricultura é a compactação do solo. A compactação do solo conduz a más condições de crescimento para as plantas e pode reduzir os rendimentos.

O ContiConnect e o ContiPressureCheck podem reduzir a compactação do solo e as consequentes flutuações no crescimento das plantas, garantindo uma pressão de pneus constantemente baixa e correta nas máquinas agrícolas, através da medição precisa e automática das condições dos pneus.

O ContiConnect oferece um benefício adicional: o portal Web disponibiliza várias opções de visualização. Mostra o histórico dos dados dos pneus e permite análises retrospetivas.

O portal Web permite uma monitorização remota do desempenho dos pneus de toda a frota e coloca o controlo nas mãos dos gestores de frota e dos colaboradores para garantir uma utilização correta da pressão dos pneus para condições de crescimento ideais.