FacebookRSS feed

Agrotec

Conservar a origem do futuro: Banco Português de Germoplasma Vegetal

A biodiversidade para a alimentação e para a agricultura é um dos recursos naturais que maior importância tem para a humanidade. Conservá-la é uma necessidade mas também responsabilidade de todos, a nível global, e de cada país em particular. 

Banco Português de Germoplasma Vegetal

A conservação e valorização dos recursos genéticos vegetais desempenham um papel cada vez mais importante na segurança alimentar mundial e no desenvolvimento económico sustentável de cada país. Junto com a agricultura familiar, elas contribuem significativamente na coesão social e territorial consolidando a soberania dos países, uma vez que cooperam na luta contra a pobreza e promovem a melhoria do bem-estar das comunidades.

No contexto global da conservação e valorização sustentável dos recursos genéticos é de salientar o papel relevante dos agricultores junto das comunidades locais, enquanto elementos fulcrais desta metodologia de intervenção ao nível das explorações agrícolas, contribuindo para uma produção mais eficiente e de melhor qualidade, em particular na realização de mercados locais, com os seus valores e tradições associados.

Consciente da sua responsabilidade e assumindo a sua missão em pleno, o Banco Português de Germoplasma Vegetal partilha o conhecimento obtido através da participação na educação e informação junto de alunos de todos os níveis de escolaridade, de técnicos, agricultores e suas associações e do público em geral, participando em diversos encontros e mostras temáticas.

O Banco Português de Germoplasma Vegetal responde com excelência aos novos desafios que se colocam à conservação e valorização dos recursos genéticos através do cumprimento da sua missão e atividades: colher, conservar, caracterizar, avaliar, documentar e valorizar os recursos genéticos garantes do Sistema Nacional para a Conservação dos Recursos Genéticos, assegurando a diversidade biológica e a produção agrícola sustentável da atual e das futuras gerações.

O BPGV é um dos 170 bancos no mundo do grupo com mais de 10mil entradas conservadas, valor alcançado nos anos 90. Constam do seu acervo: as espécies que garantem 60% de energia da dieta humana, as principais espécies fonte de proteína essencial à alimentação humana e animal, as principais culturas do receituário gastronómico português, nomeadamente o milho, o feijão e as hortícolas.