FacebookRSS feed

Agrotec

Conselho Europeu aprova acordo provisório de reutilização de água para irrigação agrícola

A União Europeia está a adotar novas medidas para reduzir o risco de escassez de água para irrigação de culturas. Os embaixadores da UE dos Estados-membros aprovaram o acordo provisório que foi encontrado com o Parlamento Europeu sobre um regulamento que irá facilitar o uso de águas residuais urbanas tratadas para irrigação agrícola. 

Rega

As regras vão ajudar a Europa a adaptar-se às conseqüências das mudanças climáticas. O regulamento, totalmente alinhado com a economia circular, vai melhorar a disponibilidade de água e incentiva o seu uso eficiente. Garantir a disponibilidade de água suficiente para a irrigação dos campos, em particular durante as ondas de calor e secas severas, pode ajudar a evitar o déficit de colheitas e a escassez de alimentos.

Dado que as condições geográficas e climáticas variam muito entre os Estados-membros, um pode decidir que não é apropriado usar água recuperada para irrigação agrícola em parte ou em todo o seu território.

Estes também podem decidir usar a água recuperada para outros usos, como a reutilização industrial da água e para fins ambientais e relacionados a comodidades.

O regulamento contém requisitos rigorosos para a qualidade da água recuperada e o seu monitoramento, para garantir a proteção da saúde humana e animal, bem como do meio ambiente.

A economia de recursos hídricos como resultado da reutilização da água será objeto de campanhas de conscientização geral nos países onde a água recuperada é usada para irrigação agrícola.

A Comissão deve avaliar a necessidade de revisar os requisitos mínimos da água recuperada, com base nos resultados de uma avaliação da implementação deste regulamento, ou sempre que novos conhecimentos técnicos e científicos o exigirem.