FacebookRSS feed

Agrotec

Conheça a plataforma Reforma Agrária, um projeto que apoia os agricultores e produtores nacionais

Reforma Agrária trata-se de um marketplace gratuito que liga os produtores agrícolas aos consumidores locais. A iniciativa tem como objetivo apoiar o setor agrícola e revela-se 100% gratuita, não existindo qualquer tipo de custo, comissão ou outro custo indireto associado.

Reforma Agrária

O projeto surgiu de uma reflexão sobre a qualidade da alimentação e do estilo de vida por parte dos fundadores. Numa "tentativa de reduzir a quantidade de lixo doméstico", como é possível ler-se no website, os fundadores "iniciaram-se na compostagem para reduzir o seu lixo orgânico, mas o que começou por ser uma experiência, transformou-se numa grande aventura de conhecimento e enriquecimento pessoal que não poderiam deixar de partilhar".

A única exigência que é feita consiste na transparência das trocas comerciais. Os produtos agrícolas são vendidos diretamente do produtor para o consumidor e o produtor recebe o dinheiro diretamente do consumidor. O produtor é que decide, para cada produto, o preço, os pontos de entrega e as condições de venda. Segundo se pode ler no site da plataforma, ao eliminar intermediários, o consumidor final paga o mesmo, mas o produtor recebe o preço justo.

O processo revela-se particularmente simples. O produtor coloca os produtos na plataforma e indica o preço, o modo de entrega e a quantidade disponível de produtos. Em relação ao processamento das encomendas, estas podem ser enviadas via correio, transportadora, levantamento na propriedade agrícola ou num ponto de entrega. Após isso, o produtor recebe o valor da encomenda na sua conta bancária. O produtor pode definir vários preços para o mesmo produto, em função da quantidade e do modo entrega. A plataforma tem uma regra: O produtor agrícola spenas pode colocar à venda a sua própria produção. 

Já em relação ao consumidor, na mesma encomenda pode optar por produtos de um só produtor ou comprar a vários produtores, mesmo com diferentes modos de entrega. Se pretender comprar apenas a produtores com pontos de entrega próximos da sua morada, pode pesquisar no mapa, para encontrar os produtores que se encontram num maior grau de proximidade. Para promover uma maior transparência, o consumidor pode dar feedback de cada transação.

Existe ainda as funções de facilitador agrícola e agitador agrícola. O facilitador agrícola trata-se de um utilizador disponível para ajudar o produtor, isto no caso de este ter problemas com a utilização da internet. Este pode ajuda a colocar os produtos online, receber os e-mails e alertar o produtor para as encomendas.

Já o agitador agrícola encontra-se disponível para ajudar o produtor a melhorar a sua produtividade agrícola e a assegurar a sustentabilidade ambiental da sua propriedade. 

Na plataforma ainda se divulgam, através de um diretório, as feiras e mercados locais; pode-se trocar, dar, comprar e até pedir, plantas estacas e sementes, através de um banco de troca de sementes; é permitido trocar conhecimento e interagir com outros utilizadores e pode associar-se a uma feira, enquanto produtor agrícola. O principal objetivo passa por dar visibilidade e apoio aos produtores agrícolas.