FacebookRSS feed

Agrotec

Conheça a INFOSOLO, a nova base de dados de perfis de solos de Portugal

Foi tornada pública, a 19 de novembro de 2020, pelo INIAV, a aplicação web INFOSOLO para visualização, consulta e download de dados analíticos de perfis representativos dos solos de Portugal.

INFOSOLO

A base de dados reúne informação analítica relativa a 9934 horizontes/camadas, correspondentes a 3461 perfis de solos estudados em Portugal Continental, entre 1966 e 2014, tendo sido concluída em 2016.

Os dados foram extraídos das memórias descritivas da cartografia de solos elaborada no país, de relatórios de projetos de investigação e de estudos académicos realizados em instituições públicas portugueses e outras instituições europeias.

Todos os dados analíticos correspondem apenas a uma data de observação/medição. Esta é uma versão simplificada da base de dados. A versão completa da base de dados pode ser descarregada.

A informação textural, do pH, do carbono orgânico, e da capacidade de troca catiónica da camada superficial (0-30 cm) foi também interpolada com recurso a algoritmos geoestatísticos de forma a obter mapas dessas propriedades, à escala nacional, com uma resolução de 1000 m.

Em breve serão disponibilizados vídeo tutorias, hiperligações para o descarregamento da informação disponível na aplicação em múltiplos formatos, bem como, novos WebServices (WMS e WFS) para visualização, integração em sistemas de informação e descarregamento de dados. Caso pretenda aceder aos WebServices já disponíveis, já o pode fazer.

Pode aceder à visualização da informação.

Caso pretenda consultar toda a documentação sobre esta iniciativa, aceda ao website.