FacebookRSS feed

Agrotec

Congresso "Douro & Porto 2020 – Memória com Futuro" acontece em julho

O congresso decorrerá durante os dias 19 e 20 de julho, no Porto, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, e a 21 de julho na região demarcada do Douro. O programa integra a realização de conferências temáticas, comunicações científicas e de divulgação, bem como visitas técnicas na região.

Congresso Douro & Porto 2020

O Congresso Douro & Porto 2020 – Memória com Futuro projeta-se como um acontecimento científico e cultural que lança no futuro as memórias seculares da Região Demarcada do Douro – inigualável bem cultural que encerra uma espessura histórica única e um vasto repositório de saberes – cenário que o Homem habita desde sempre, o Alto Douro Vinhateiro – desde 2001 Património Mundial da Humanidade da UNESCO.

Este Congresso pretende ser um momento único de convergência entre a História, a Sociologia, o Direito, a Viticultura, a Enologia, a Economia, com olhares sobre a biodiversidade, as alterações climáticas, a sustentabilidade e os desafios tecnológicos e digitais que manterão a RDD com vitalidade, dinamismo e capacidade de resposta a constantes mutações.

O Congresso terá maioritariamente um âmbito técnico-científico, estando também aberto à comunidade que se interessa pelo conhecimento da Região Demarcada do Douro e seus vinhos.

As áreas a abordar têm como temas centrais a Viticultura, a Enologia, a Economia, o Direito, a História, a Sociologia, entre outros, perspetivadas num diálogo entre memória e futuro.

Os destinatários serão gestores das empresas vitivinícolas, viticultores, enólogos, juristas, sociólogos, historiadores, economistas, e todos os cidadãos interessados e implicados nas áreas temáticas assinaladas.

Além de intervenções com vincado cariz científico, haverá espaço para apresentações breves, com carácter de divulgação, orientadas para a prática quotidiana das empresas, ou para a apresentação rápida de projetos em desenvolvimento, em que se mostre o que de mais promissor se faz para o progresso do setor vitivinícola.

As visitas técnicas a empresas na Região Demarcada do Douro constituirão uma oportunidade para um contacto direto com a realidade vitivinícola.