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Agrotec

Conferência da ANIL reúne especialistas e empresários do setor dos lacticínios

A ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios realiza, no próximo dia 31 de outubro, a conferência EnLácteos 2023, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto.

O evento, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, reúne alguns dos principais industriais da área dos lacticínios e pretende debater e analisar algumas das temáticas mais relevantes do setor. Para tal, convidou alguns dos nomes mais relevantes do panorama macroeconómico, governamental e empresarial, nomeadamente Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e da Alimentação (a confirmar), Filipe Garcia do IMF (informação de Mercados Financeiros), David Gouveia do GPP (Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral), entre outros.

Para Maria Cândida Marramaque, este encontro anual pretende ser "um contributo para o crescimento e desenvolvimento da indústria dos lacticínios. Pretendemos com ele criar um espaço de debate de ideias e de partilha de conhecimento que permitam pensar quais as melhores estratégias para o futuro do setor".

Entre os temas em debate destaca-se: contexto macroeconómico e futuro próximo; análise e perspetivas do mercado de lácteos; impacto da inflação no comportamento de compra; sustentabilidade; estimular a procura de lacticínios.

Durante a tarde, serão conhecidos os vencedores do Concurso Queijos de Portugal, distribuídos por 24 categorias. Este ano estiveram a concurso 54 empresas, de Portugal Continental e da Região Autónoma dos Açores, com um total de 174 queijos.

"A ANIL pretende com o Concurso de Queijos de Portugal contribuir para o crescimento e desenvolvimento da indústria de queijo nacional. Creio que é o fator que impulsiona e promove a qualidade do queijo, é motor de inovação, deve constituir-se como facilitador da promoção e instrumento essencial para a construção de confiança e notoriedade junto do consumidor. Por fim, acrescentar, que se no final do ano, a notoriedade levar à aquisição de mais queijo, o concurso cumpre com o seu desígnio. O queijo está mais perto do consumidor", explicou Maria Cândida Marramaque.