FacebookRSS feed

Agrotec

CONFAGRI e FENADEGAS debatem "O Setor do Vinho no Pós-Covid"

A CONFAGRI e a FENADEGAS realizam um Webinar no próximo dia 8 de junho, pelas 10h30, para analisar os desafios que se impõem ao mercado vitivinícola para o período pós-covid, bem como as perspetivas de evolução do setor, um dos mais afetados pela pandemia em virtude do encerramento de muitos dos seus canais de escoamento.

confragi

Este encontro, que terá dois painéis, o primeiro dedicado às Perspetivas do Mercado Interno e o segundo aos Desafios do Mercado Externo, contará com a presença de alguns dos principais representantes deste setor, de diversas áreas da cadeia de valor, entre os quais Casimiro Alves da VERCOOPE, Francisco Mateus, da ANDOVI e CVR Alentejo, Jaime Quendera da Cooperativa Agrícola de St.º Isidro de Pegões e Sónia Vieira, Diretora de Marketing da VINIPORTUGAL.

Embora a procura de vinhos no mercado nacional tenha sofrido, no último ano, uma quebra de valor superior a 236 milhões de euros (-22,5% em relação ao período homólogo) e que corresponde a uma perda de volume de cerca de 228 milhões de litros, as exportações cresceram mais de 3% em valor, atingindo quase 850 milhões de euros, o que acabou por equilibrar as contas do setor. Mas esse equilíbrio não foi uniforme em todos os agentes económicos. Consoante o principal canal de venda e o tipo de vinho mais comercializado, assim cada operador teve um maior ou menor impacto no seu negócio.

No cômputo geral, podemos considerar que, apesar da situação provocada pela pandemia devido à Covid-19, o setor do Vinho em Portugal resistiu.

Neste momento, em que o país se prepara para reabrir em pleno a atividade económica, é importante pensar no escoamento que ficou por fazer e que tipo de soluções poderão ser criadas para retomar a dinâmica comercial.

Os produtores carecem de apoios específicos do Estado porque não podem sofrer mais prejuízos, sob pena de se estarem a criar condições para o abandono da atividade e, consequentemente, o êxodo rural e a desertificação.

Ainda esta semana a região do Douro voltou a ser vítima de uma forte queda de granizo que destruiu cerca de 700 hectares de vinha, deitando por terra todo um ano de trabalho.

É importante lembrar o papel fundamental destas empresas, explorações vitivinícolas e das Cooperativas Agrícolas na criação de riqueza, na fixação da população e na coesão territorial. É deveras importante a adoção de medidas de apoio urgentes, que ajudem a colmatar os prejuízos destes profissionais.

Preocupadas com este impacto, a CONFAGRI e FENADEGAS decidiram realizar este Webinar com responsáveis do setor no mercado nacional e internacional, assim como responsáveis de vendas de duas adegas cooperativas associadas, para uma análise do mercado e sua evolução, cuja inscrição é gratuita mas com número limitado de participantes, pelo que para assistir a este evento deverá inscrever-se aqui e ser-lhe-á enviado o respetivo link de acesso.