FacebookRSS feed

Agrotec

Condições climatéricas afectam produtividade das fruteiras

CerejeiraAs previsões agrícolas do INE, em 31 de Maio, apontam para uma diminuição da produtividade dos pomares de cereja e pêssego (-5%), afectados pelas baixas temperaturas e excesso de pluviosidade na fase da floração/polinização. Nos cereais de Outono/Inverno, as condições de encharcamento dos solos limitaram os aumentos dos rendimentos unitários face à campanha anterior, sendo que apenas para o centeio e para a cevada se prevêem produtividades superiores à média do último quinquénio (+5% e +15%, respectivamente). Nas culturas de primavera perspectivam-se aumentos na área de milho e de batata de regadio (+5%), manutenções no tomate para a indústria e arroz, e diminuições no girassol (-10%) e milho de sequeiro (-5%).

O mês de Maio caracterizou-se, em termos meteorológicos, por valores da temperatura inferiores ao normal. De facto, em especial a partir da 2.ª década do mês, registou-se uma descida acentuada da temperatura média do ar, com a ocorrência de neve com intensidade e persistência nos locais com cota acima dos 1000/1200 metros. Também os totais mensais de precipitação foram inferiores à média em todo o território.

Estas condições, apesar de pouco favoráveis ao desenvolvimento das culturas, permitiram o normal desenrolar dos trabalhos agrícolas da época, em particular as sementeiras primaveris, bem como o corte, secagem e enfardamento de uma parte considerável das áreas destinadas a forragem.

Ao longo do mês de Maio verificou-se uma diminuição gradual da percentagem de água no solo, em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas, tendo-se fixado, no final do mês, abaixo dos 30% em algumas regiões do Centro e praticamente em todo o Sul.

Leia o resto aqui.