FacebookRSS feed

Agrotec

Concurso Vinhos de Portugal quer assumir «relevância internacional»

O concurso Vinhos de Portugal, este ano, a ser organizado pela Viniportugal, quer transformar-se num «acontecimento de relevância internacional» que projecte a imagem dos vinhos portugueses no estrangeiro.

«O nosso objectivo ao pegar num concurso destes não era fazer mais um concurso, mas transformá-lo num acontecimento de referência internacional que chame a atenção para os vinhos portugueses. O que queremos é que, dentro de três/quatro anos, o concurso Wines Of Portugal – Vinhos de Portugal comece a ser reconhecido internacionalmente», afirmou o presidente da Viniportugal, Jorge Monteiro, em entrevista à agência Lusa.

Segundo Jorge Monteiro, a «parte técnica» do concurso continua a ser nas instalações do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), mas, com o objectivo de reforçar o impacto internacional do evento, a Viniportugal convidou, este ano, 36 personalidades internacionais para integrar o painel de 100 jurados.

No total, foram avaliados 1.007 vinhos portugueses, o número mais elevado de sempre, tendo sido atribuídas 16 medalhas “Grande Ouro” na cerimónia da noite passada, em Lisboa. Entre estas, destaque para a atribuída ao Duorum Porto Vintage 2011, da Duorum Vinhos SA, considerado o melhor vinho fortificado do ano, e ao Vale das Areias, da Sociedade Agrícola Labrugeira, eleito o melhor vinho tranquilo do ano.

Leia o resto aqui.