FacebookRSS feed

Agrotec

Compostagem em casa: como fazer?

compost_0Efetuar compostagem doméstica é o caminho mais sustentável de reciclar e valorizar os resquícios orgânicos e pode ser realizada no próprio horto ou jardim.

A compostagem promove a deterioração de resíduos domésticos orgânicos, poupando custos ambientais e económicos. Produza o seu próprio fertilizante e utilize-o para adubar a sua horta.

A compostagem é um processo de degradação biológica de matéria orgânica vegetal através da ação de microrganismos. O produto final tem o nome de composto. Quando adicionado ao solo, a decomposição continua, dando posteriormente origem ao húmus.

A compostagem doméstica não requer grandes custos de equipamento ou manutenção e pode, por isso, ser feito por qualquer pessoa e em pouco espaço. Através da compostagem, é possível reciclar, desde os restos de preparação das refeições e comida aos resíduos provenientes da manutenção do jardim, da horta ou canteiros.
Quando o material de compostagem estiver com menos de um quinto do volume inicial e apresente um aspeto escuro, sem mau cheiro e à temperatura ambiente, o composto está formado. O composto depois de retirado do monte deve ser furado para retirar os materiais de maiores dimensões, o qual deve ser reintroduzido num novo monte de compostagem. Antes de ser aplicado no jardim, na horta ou canteiros, o composto deve repousar algumas semanas para a maturação final. Num ano, poderá produzir através da compostagem cerca de 100 kg de composto para utilizar, fertilizando a terra de forma natural, sem a adição de químicos.

O composto é constituído por macroelementos, tais como o azoto, o fósforo, o cálcio, o carbono, o potássio, o enxofre e o magnésio, e por oligoelementos, como o ferro, o zinco, o níquel ou o cobre, que as plantas necessitam em pequenas quantidades. A composição varia consoante o tipo de resíduos que servem de matéria-prima. Por exemplo, os resíduos alimentares têm menor quantidade de celulose do que os resíduos verdes de corte de jardim.

O composto pode ser aplicado como fertilizante, corretivo de solos, meio de cultura em espaços verdes ou material de cobertura de solos. A granulosidade do composto vai determinar a sua melhor aplicabilidade: mais granulosa é mais indicada para a agricultura, enquanto a mais fina é mais indicada para a horticultura.

Para vasos e sementeiras, o composto deve estar bem maturado e misturado com a terra numa proporção de 1:2, ou seja, uma parte de composto para duas partes de terra.

Para hortas e agricultura, o composto pode ser empregue como cobertura ou incorporado no solo antes da sementeira ou da plantação, numa proporção variável dependente do tipo de culturas e das características do solo. O composto para a cobertura de solos tem como função fertilizar, reter melhor a humidade e impedir o crescimento de ervas daninhas. A camada de composto deve ter, pelo menos, 5 cm de altura e deve ser aplicada durante várias semanas antes das sementeiras.

O composto pode ainda ser aplicado como material de enchimento na recuperação paisagística de antigas minas e pedreiras, cobertura de aterros, cobertura de taludes, silvicultura, floricultura e relvados de campos de futebol e de golfe.

Fonte. ead.pt