FacebookRSS feed

Agrotec

Como pode a PAC apoiar um modelo europeu de agricultura do século XXI?

Uma publicação recente do Think Tank do Parlamento Europeu examina a mudança estrutural na agricultura da UE - "Como pode a PAC apoiar um modelo europeu de agricultura do século XXI?".

pac

O estudo explora separadamente as alterações estruturais das explorações, nos países ocidentais e da Europa Central e Oriental e identifica maneiras de fortalecer as cadeias de valor alimentar na UE.

Algumas das conclusões do estudo apontam para o seguinte:

- O crescimento é um fenómeno altamente diferenciado.

- As pequenas explorações devem ser tratadas como uma categoria promissora, sobretudo pelo contributo que comprovadamente dão para o crescimento global do setor agrícola.

- Não há um padrão simples quanto à natureza dos processos de crescimento, depende do sistema de atividade, assim como depende do estilo e da estratégia de agricultura adotados.

- Englobando uma lógica económica e uma lógica social, as duas podem operar em diferentes direções. Esta lógica social também explica por que novas pequenas (e às vezes altamente inovadoras) pequenas explorações são criadas a partir do zero.

- Aponta ainda o estudo que a introdução de elevados níveis de volatilidade nos mercados, atualmente altamente globalizados e desregulados, cria um ambiente comercial inseguro e que explorações relativamente pequenas apresentam cada vez maior resiliência.

A principal recomendação que resulta deste estudo é que o crescimento agrícola e o desenvolvimento rural devem ser reconduzidos para a grande maioria das pequenas e médias empresas de agricultura familiar.

Em vez de apoiar principalmente grandes empresas agrícolas de alta tecnologia, as políticas devem permitir a todas as explorações a possibilidade de se desenvolver, especialmente quando seguem um caminho de desenvolvimento alinhado com as necessidades da sociedade.

Esta mudança implica repensar as inter-relações entre os Pilares 1 e 2 da CAP: Pilar 1 Precisa ser integrado dentro e redesenhado de acordo com a racionalidade do Pilar 2.

Saiba mais aqui.