FacebookRSS feed

Agrotec

Comissário europeu da Agricultura: "Temos que apoiar os esforços dos nossos agricultores e da indústria agroalimentar"

Após o surto de Covid-19 e a crise sem precedentes que a Europa enfrenta, o Comissário Janusz Wojciechowski dirigiu-se a todos os ministros da Agricultura da União Europeia por carta, apelando à união e realçando que os irá apoiar na medida do que lhe for possível. 

Janusz Wojciechowski

O titular da pasta europeia da Agricultura começa por realçar que, atualmente, "a nossa principal prioridade é a saúde humana e que todos permaneçam seguros", saudando "todas as medidas em curso em todos os Estados-Membros da UE e os nossos esforços coordenados a nível europeu para abrandar ainda mais a propagação do vírus".

Em seguida, afirma saber que vão existir "sérios impactos económicos", destacando o pacote de medidas que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou na sexta-feira passada passada.

"O bloqueio em muitos Estados-Membros causará extrema dificuldade em muitos setores, incluindo o setor agroalimentar", realça. "Precisamos continuar a trabalhar juntos e a coordenar as nossas ações, a fim de apoiar os esforços dos nossos agricultores e da indústria agroalimentar, para continuar a garantir o abastecimento de alimentos. A flexibilidade e a capacidade de resposta continuarão a guiar-nos nas próximas semanas", reforça.

Wojciechowski afirma que a Comissão se encontra a preparar as medidas legais para permitir aos Estados-Membros prorrogar por um mês o prazo para os agricultores apresentarem os pedidos da PAC. "Solicitei que os meus serviços estivessem prontos para apoiá-los, caso fosse necessária qualquer outra flexibilidade em relação à implementação da PAC", admite.

O Comissário termina a destacar que a próxima reunião do Conselho, organizada pela Presidência, dará oportunidade para se atualizarem sobre as necessidades atuais de cada país. "São necessárias ações decisivas e eficazes para responder rapidamente a esta crise e aliviar o impacto sobre os nossos agricultores e toda a cadeia alimentar", conclui.