FacebookRSS feed

Agrotec

Comissão Europeia quer prolongar autorização do glifosato por mais 10 anos

Apesar de toda a polémica relacionada com a utilização do herbicida mais comercializado do mundo, o glifosato, a Comissão informou que vai propor o prolongamento da autorização, que expira em 30 de junho, por mais dez anos.

Em março, a Comissão havia proposto uma prorrogação por mais 15 anos, que gerou grande discussão ao nível dos países, o que levou a Comissão a não tomar nenhuma medida nessa altura. A Comissão vai novamente dar a palavra aos Estados Membros, estando, contudo, disposta a limitar o uso do herbicida aos profissionais.

A Comissão também refere que, apesar de propor dez anos, retirará imediatamente o produto, se o estudo, a publicar no próximo ano pela Agência Europeia dos Produtos Químicos, o considerar perigoso. A votação deve ocorrer nos dias 18 e 19 de maio e uma maioria qualificada para a aprovação deve ser encontrada, uma vez que a Alemanha, que se absteve na última votação, deve desta vez votar a favor.

O Parlamento Europeu tinha-se pronunciado por uma extensão da autorização por sete anos e a imposição de normas de utilização, passando sempre a decisão pela Comissão, que optou por propor dez anos.

Em Portugal, os meios de comunicação social têm abordado muito o assunto nos últimos dias, mas parece que o glifosato vai continuar a ser utilizado.

Fonte: Agroinfo.pt