FacebookRSS feed

Agrotec

Comissão Europeia proíbe a utilização de pesticida clorpirifós

A Comissão Europeia proibiu o uso do pesticida clorpirifós e do metil clorpirifós. Tal acontece devido ao seu perigo para a saúde humana e a proibição acontece a partir de junho de 2020.

Pulverizador agrícola

A sua utilização já era proibida em oito estados-membros da UE, Alemanha, Irlanda, Finlândia ou Suécia, entre outros. Na França, o seu uso é permitido apenas no espinafre. Na Espanha, o clorpirifós é o pesticida mais utilizado, principalmente no cultivo de frutas cítricas, embora seja aplicado ao crescimento de mais de 100 tipos de vegetais e frutas.

Os membros do Comitê de Plantas, Animais, Alimentos e Alimentos para Animais (ScoPAFF) da Comissão Europeia votaram, por maioria, para não estender a licença de ambos os pesticidas para além de 31 de janeiro de 2020, data em que a sua permissão de uso expira e que estava pendente de renovação, embora uma moratória de três meses seja estabelecida após o término da autorização, para que, em junho de 2020, os produtos que contenham clorpirifós e metil clorpirifós não possam ser comercializados na UE.

Em agosto deste ano, a EFSA publicou um comunicado duplo em que concluiu que os pesticidas clorpirifós e metil clorpirifós não atendem "os critérios aplicáveis para proteger a saúde humana estabelecidos na legislação da União Europeia” e recomendou que a sua autorização não fosse renovada.

FONTE: Agroinformación