FacebookRSS feed

Agrotec

Comissão Europeia lança Observatório do Solo da UE

Foi lançado o Observatório do Solo da UE para monitorizar as tendências da saúde do solo na Europa. A missão da UE 'Cuidar do solo é cuidar da vida', apresenta o objetivo ambicioso de garantir que 75% dos solos sejam saudáveis até 2030 e sejam capazes de fornecer serviços ecossistémicos essenciais.

EU SOIL OBSERVATORY

Com base numa avaliação conjunta dos responsáveis da Missão Solo e do Joint Research Center (JRC), concluiu-se que mais de 60% de todos os solos europeus não estão saudáveis. Práticas insustentáveis de gestão do solo, crescente pressão populacional, mudanças nos padrões de consumo e alterações climáticas contribuem para a degradação do solo.

O Observatório dos Solos da UE, agora lançado, monitorizará os progressos na concretização desse objetivo e interromper a degradação do solo. Ainda apoiará atividades de envolvimento dos cidadãos, promovendo a  consciencialização sobre o valor social do solo.

Este Observatório, acolhido pelo JRC, conterá um sistema de informação do solo partilhado, que junta as actividades de monitorização do solo em curso da Comissão Europeia, com o programa  do solo LUCAS e com os sistemas nacionais de monitorização do solo dos Estados Membros (EM).

O JRC trabalhará em estreita colaboração com os EM, agências europeias e organizações internacionais relevantes para desenvolver sinergias que reforcem ainda mais a capacidade de monitorização do solo na Europa.

Aceda AQUI ao EU SOIL OBSERVATORY.