FacebookRSS feed

Agrotec

Comissão Europeia autoriza soja geneticamente modificada tolerante a herbicidas

A Comissão Europeia autorizou a soja XtendFlex (MON 87708 x MON 89788 x A5547-127) para uso em alimentos e rações dentro da União Europeia em 14 de outubro. Com este produto, os agricultores têm flexibilidade adicional para combater ervas daninhas resistentes e difíceis de controlar.

Soja modificada

A soja XtendFlex é baseada na tecnologia de soja Roundup Ready 2 Xtend de alto rendimento com tolerância adicional aos herbicidas glufosinatos. Com este produto, os agricultores têm flexibilidade adicional para combater ervas daninhas resistentes e difíceis de controlar.

Esta variedade de soja geneticamente modificada passou por um procedimento de autorização abrangente que inclui uma avaliação científica favorável da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA). A autorização, concedida a 14 de outubro de 2020, é válida por dez anos e qualquer produto produzido a partir desta soja transgénica estará sujeito aos rígidos regulamentos de rotulagem e rastreabilidade da União Europeia.

A variedade de soja XtendFlex foi desenvolvida pela Bayer, empresa que desenvolveu um plano de abastecimento para atender a demanda do mercado em 2021. A empresa espera que o lançamento da soja XtendFlex coincida com o lançamento da soja Roundup Ready 2 Xtend.

FONTE: CiB Portugal