FacebookRSS feed

Agrotec

Comércio intracomunitário hortofrutícola cai 2%

EU_Roma_Musei_Capitolini_close-upO comércio intracomunitário de frutas e hortícolas, que reflecte as exportações e importações entre os Estados membros da União Europeia, caiu cerca de 2% em volume no primeiro semestre de 2014.

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, situou-se em 18,7 milhões de toneladas e com uma redução de7% em valor, totalizando 14.818 milhões de euros, segundo o Eurostat.

O comércio intracomunitário de hortícolas nos primeiros seis meses registou um total de 10,4 milhões de toneladas, o que supõe menos 3%, representando o valor de 6.894 milhões de euros, -9%. A batata e o tomate são os principais produtos do comércio da União Europeia (UE), com 3,6 e 1,3 milhões de toneladas, respetivamente.

Em relação às frutas, assinalou-se um total de 8,2 milhões de toneladas, o mesmo volume que no primeiro semestre de 2013 e o valor caiu cerca de 5%, somando 7.924 milhões de euros. A laranja, banana e maçã são os produtos mais comercializados entre os Estados-membros com 1,35, 1,33 e 1 milhões de toneladas, respetivamente.

Por países, Espanha continua a ser o principal exportador de frutas e hortícolas da UE com 6,1 milhões de toneladas, seguida pela Holanda, com 3,6 milhões e a França, com 2,2 milhões, de acordo com os dados do primeiro semestre de 2014. Existe um segundo grupo de países exportadores com peso significativo, formado pela Bélgica, com 1,8 milhões de toneladas; Itália, com 1,4 milhões e a Alemanha, com 1,1 milhões de toneladas.

Em relação aos principais países importadores da União Europeia, estes continuam a ser a Alemanha, França e Reino Unido. A importação da Alemanha situou-se em 3,88 milhões de toneladas, na França em 2,12 milhões e no Reino Unido em 1,79 milhões.

Em valor, a importação da Alemanha de frutas e hortícolas provenientes de outros países comunitários registou um total de 4.131 milhões de euros, a França ultrapassou os 1.852 milhões e no Reino Unido foi de 1.818 milhões de euros, de acordo com o Eurostat.

Ler aqui.