FacebookRSS feed

Agrotec

“Colheita e Pós-Colheita do Mirtilo” reuniu duas centenas de produtores

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto foi palco do evento interprofissional de colheita e pós-colheita de mirtilo.

Foi perante uma plateia repleta que o Campus Agrário da Universidade do Porto, em Vairão, acolheu o workshop “Colheita e Pós-Colheita do Mirtilo” reunindo investigadores, produtores e especialistas na área de produção, colheita e pós-colheita de mirtilo, incluindo-se mecanismos de colheita mecânica e manual assistida.
A colheita e o pós-colheita são fases de maior complexidade para produtores e responsáveis da cadeia logística, verificando-se que a maior perda de valor da produção nacional de mirtilo tem sido nesta fase, sendo necessário “agir para otimizar esta fase do processo produtivo”.

A realização deste contribuiu para o aumento do conhecimento dos processos fisiológicos que ocorrem na fase de pós-colheita do mirtilo, a intricada relação entre a fase de colheita e a vida útil da fruta, as metodologias existentes para a manutenção da qualidade e as quebras pós-colheita. O evento finalizou com um balanço do panorama comercial do mercado do mirtilo e perspetivas de futuro.