FacebookRSS feed

Agrotec

Colheita da batata na Agroglobal 2020

Segundo a Porbatata, os ensaios de variedades de batata de indústria no campo da Agroglobal estão quase no final do seu ciclo e, como tal, a colheita seria o culminar de uma acção que se idealizou integrada na Agroglobal 2020, o evento agrícola que aconteceria a 9, 10 e 11 de Setembro, em Valada do Ribatejo no Cartaxo, e que será agora marcado em formato online.

Batata

A pandemia alterou toda a realização deste grande evento nacional, mas a agricultura não pode parar, pelo que as operações culturais seguiram o seu ritmo normal.


Foram feitas análises de solo e a preparação do solo foi a apropriada para a sementeira que decorreu no final de abril. Uma semana depois, aplicou-se herbicida em pré-emergência e fez-se a amontoa. A emergência deu-se sem grandes incidentes.

Em meados de maio fez-se a adubação de cobertura e fez-se o primeiro tratamento de fungicidada/insecticida. As chuvas de maio, trouxeram alguma incidência de míldio e verificou-se a ocorrência de algumas pragas, no entanto a pronta disponibilidade dos técnicos responsáveis pelo campo de ensaio, assegurou a eficaz resolução de forma atempada, não comprometendo o desenvolvimento da cultura.

Com os tratamentos fitossanitários com fungicidas e inseticidas, foram em simultâneo aplicados estimulantes foliares e de calibre.  A tuberização ocorreu em todas as variedades, entre final de maio e início de junho. No início de agosto foram retiradas amostras de batatas às quais foram feitos testes de matéria seca, para verificar a evolução da qualidade.

O campo neste momento já se encontra em fase senescente e a colheita da batata está prevista para 9 e 10 de setembro de forma faseada. Algumas imagens da colheita serão transmitidas em live streaming, no dia 11 de setembro, pelo canal da Agroglobal e dos media partners da Agroglobal.

A realização da colheita está planeada da seguinte forma:

Porbatata Agroglobal

Será possível visitar o campo mediante convite no dia 9 e 10 de setembro, com o devido cuidado, desde que sejam observadas as regras sanitárias estabelecidas pela DGS, nomeadamente de distanciamento social e concentração de pessoas.