FacebookRSS feed

Agrotec

Coimbra celebra “Ecology Day”

dia da ecologia

O Centro de Ecologia Funcional e a Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) associam-se ao Ecology Day, da SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia, promovendo a palestra “À conversa sobre plantas invasoras - qual o papel dos ecólogos e dos cidadãos?".

A iniciativa terá lugar esta quinta-feira, 14 de setembro, às 18 horas, no Anfiteatro II do Colégio de São Bento, Polo I da Universidade de Coimbra. A entrada é livre.

«Plantas invasoras são plantas não-nativas que dispersaram para fora das zonas onde foram introduzidas e podem causar impactes ambientais e económicos a vários níveis. Os ecólogos estudam-nas e ajudam a controlá-las, mas os cidadãos também têm um importante papel na sua dispersão e gestão», explicam os responsáveis pela iniciativa.

O Dia da Ecologia celebra-se a 14 de setembro em toda a Europa.

Em 2016, ano em que se comemoraram os 150 anos da Ecologia como Ciência, a European Ecology Federation (EEF) escolheu esta data por ser o dia em que Ernst Haeckel definiu Ecologia como «o estudo científico das interações entre os organismos e seu ambiente».